Nyck de Vries destaca “sobrevivência aos safety cars” como fator decisivo na vitória em Diriyah

Mais um nome entra no hall dos vencedores de eprix na história da Fórmula E: Nyck de Vries, piloto holandês que está iniciando sua segunda temporada na categoria e conquistou nesta sexta-feira (26) a sua primeira vitória na categoria de monopostos elétricos.

O jovem piloto da Mercedes Benz EQ deu a equipe alemã a sua segunda vitória na Fórmula E de forma impressionante. De Vries liderou os dois treinos livres, a sessão classificatória e a SuperPole. Na corrida, ficou a frente de todos os demais pilotos da largada até a bandeirada final.

Apesar de parecer que De Vries não teve tantas dificuldades, já que não chegou a ter a liderança ameaçada em nenhum momento, o piloto holandês discorda e descreveu que no início da prova teve alguns empecilhos.

“Especialmente o início da corrida foi um pouco estressante ou difícil de controlar. Porque como já disse, era difícil prever o ritmo, então isso obviamente determina quantas voltas e quanta energia você pode usar em toda a corrida.”

“Foi um pouco imprevisível, houve muita comunicação em relação ao gerenciamento de energia”, explicou De Vries, que depois de ter conquistado seu primeiro pódio na Fórmula E na última etapa da temporada passada em Berlim ao terminar a prova em segundo ao lado do companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, agora sentiu pela primeira vez o gostinho da vitória.

Para De Vries, o importante foi conseguir “sobreviver” as duas entradas do safety car na pista, principalmente na segunda vez, já que ele tinha acabado de ativar o Modo Ataque para tentar abrir em relação ao segundo colocado, e viu sua tentativa ser frustrada.

“No fim saímos vitoriosos e conseguimos sobreviver aos safety cars e tudo o que eles jogaram em nós, então estou muito, muito feliz”, completou o jovem holandês.

Como De Vries mencionou, a corrida teve duas interrupções com o safety car. A primeira foi devido a um incidente entre Sam Bird (Jaguar Racing) e Alex Lynn (Mahindra Racing) quando lutavam pelo sexto lugar, enquanto o segundo foi causado por um acidente envolvendo Maximilian Gunther (BMW Andretti) à 11 minutos do fim da corrida.

O segundo lugar ficou com suíço Edoardo Mortara, que largou em quarto e conseguiu avançar para terminar atrás do vencedor De Vries com uma impressionante ultrapassagem sobre Mitch Evans (Jaguar Racing) e Pascal Wehrlein (Tag Heuer Porsche Formula E Team) ao mesmo tempo. O pódio foi completado por Evans.

A segunda etapa em Diriyah será realizada neste sábado (27), com a largada prevista para as 14h (horário de Brasília), com transmissão na Cultura e no SporTV 2.

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.