Novidade para a temporada 2018/19: “Modo de Ataque” da F-E vai dar 25 kW extra para os pilotos

Os pilotos terão 25 kW extras de potência em um “Modo de Ataque” para utilizarem nas corridas da Fórmula E da próxima temporada.

Os detalhes do tão aguardado “boost zone mode”, que poderia ser traduzido para “modo de zona de ataque” ou simplesmente “modo de ataque”, que foi testado na pré-temporada da F-E em Valência no mês passado, foram revelados antes da abertura da temporada, o ePrix de Ad Biriyah na Arábia Saudita.

Os pilotos ganharão mais 25 kW de potência para serem usados como reforço adicional no “modo de ataque”, que está definido nos regulamentos esportivos como obrigatório.

Eles vão “armar” o sistema usando um botão no volante entre um e cinco segundos antes de entrar em uma zona de ativação previamente designada.

O processo foi pensando para criar mais ação no novo formato de corrida para a era Gen 2 da séria totalmente elétrica de monopostos, favorecendo as ultrapassagens e introduzindo elementos estratégicos.

“A novidade para a temporada 2018/19 é o ‘Modo de Ataque’, que permite a cada piloto receber uma potência extra, por sua conta e risco”, dizem os novos regulamentos da Fórmula E em seu site oficial.

“Para acionar o Modo de Ataque, os pilotos precisarão ‘armar’ seu carro (através de um botão no volante), sair da linha de corrida e passar pela Zona de Ativação.

“Como recompensa por pegar um traçado mais lento na curva (onde estarão posicionadas as zonas de ativação), eles poderão coletar 25 kW extras de energia.

“Os pilotos que garantem essa potência extra podem usá-la por algumas voltas quando quiserem correr mais, dando-lhes vantagem para se manterem à frente dos rivais”, termina o parágrafo.

Acredita-se que não haverá tempo mínimo para usar o “modo de ataque”, o que significa que ele poderia ser implantado em sucessão.

Ainda segundo o regulamento da F-E “o número de ativações e a duração do uso do ‘modo de ataque’ serão determinados em cada corrida pela FIA, de acordo com as características de cada circuito”, item 37.3.c do Regulamento Esportivo da F-E.

 

Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:

Stock Car no Salão do Automóvel: 40 anos de história e revolução. Confira o teaser: