Nova regra de bateria é apresentada para a temporada 2018/19 da F-E

Uma nova regra sobre as baterias será introduzida no mundial de Fórmula E da ABB FIA para a temporada 2018/19, que começa no dia 15 de dezembro na Arábia Saudita.

A regulamentação foi escrita com fins de confiabilidade e paridade, determinando que “cada (carro) deve ter um Estado de Carga de Bateria (SOC – state of charge) maior ou igual a 97% quando posicionado no grid”.

A regra foi estabelecida pela FIA após consulta aos fabricantes e ao fornecedor de baterias McLaren Applied Technologies para que os competidores iniciassem a corrida com um alto SOC. Ela também visa impedir que um SOC ligeiramente menor seja executado, já que isso significaria que a energia regenerativa estaria disponível para os pilotos antes da corrida.

Segundo as informações do site ‘e-racing365’, operar a bateria em níveis mais altos, como durante o modo de ataque ou o Fanboost com um SOC baixo, pode causar panos de longo prazo nas células da bateria.

Ainda segundo a publicação, a bateria da Williams Advanced Engineering dos carros Gen 1 não conseguia obter potência na qualificação com um SOC inferior a 50% por motivos semelhantes.

Um chefe técnico dos fabricantes da F-E falou ao ‘e-racing365’ que a regra também é feita para os fãs, além da preocupação com a confiabilidade.

“Obviamente, para ter mais regeneração, você precisa de um lugar para colocá-lo, e se a bateria estiver muito cheia ou com um SOC alto, a regeneração é naturalmente limitada”, disse ele.

“Isso significa que seu sistema ativo de polarização de freio precisa trabalhar com mais precisão e em uma faixa mais ampla.

“Se você fosse começar com um SOC menor, então o (viés de freio) opera em uma região regenerativa mais estável, tornando o carro mais fácil de pilotos e mais previsível.

“Isso é bom para os engenheiros e pilotos, mas menos divertido para os fãs assistirem.”

A carga admissível de 52 kWh, quando se inicia com menos de 100% do SOC, ainda pode ser obtida com as novas baterias. Como algumas corridas utilizarão 50 kWh ou menos de energia, seria possível iniciar a corrida com um SOC reduzido, mas a FIA e a McLaren Applied Technologies introduziram a regra de 97% para ter igualdade em todo o grid.

 

Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira: