O piloto da Jaguar Mitch Evans afirmou que a segunda geração da Fórmula E, o Gen2 , que será usado na quinta temporada em 2018/19, é uma “mistura de protótipo com monoposto”.
O novo carro tem uma bateria capaz de armazenar energia para o dobro do alcance do atual Spark-Renault STR_01E, o que eliminará a necessidade das trocas de carros durante a corrida. Ele também apresenta um novo conceito aerodinâmico e terá 200kW de potência, com um ajuste sendo obrigatório para as corridas.
Todos os nove fabricantes da quinta temporada completaram testes com seus novos carros no circuito Calafat no início desta semana, com Evans pilotando o Jaguar I-TYPE pela primeira vez.
“(a Fórmula E) está crescendo o tempo todo”, disse ele. “Na próxima temporada teremos BMW e alguns outros, mas está começando a ficar muito sério agora e esses carros são uma evolução significativa – uma mistura de protótipo e monoposto.”
“Acho que a tecnologia vai se desenvolver muito e acho que deve ser um bom espetáculo para todos assistirem.”
Evans acredita que o novo carro vai aumentar a popularidade da FE, mas acredita que a aerodinâmica usada para criar seu visual agressivo não terá tanto impacto nas corridas quanto foram vistas nas quatro primeiras temporadas do campeonato.
“É uma máquina diferente, é mais rápida”, disse ele sobre o novo carro. “Especialmente o modo de qualificação, a 250kW, o carro está muito rápido, então acho que isso será visualmente mais espetacular nos circuitos da Fórmula E.”
“Eu acho que é muito difícil melhorar as corridas no momento, como vimos em Roma, a corrida é muito próxima. Acho que o modo como a aerodinâmica trabalha com esses carros não terá muitas vantagens aerodinâmicas para que você se aproximar. Acho que o futuro é brilhante para a série”.
O piloto da Audi, Daniel Abt, também experimentou a máquina Gen2 pela primeira vez na pista de Calafat. O vencedor da corrida do México ficou impressionado com a aparência e a sensação inicial do novo carro.
“Eu fiquei realmente animado com meu primeiro teste e cheguei na Espanha com grandes expectativas – e elas foram superadas”, disse ele. “Pilotar é muito divertido e o carro tem um grande avanço em todos os aspectos”.
“Quando você está entre os outros carros, quase se sente em um filme de ficção científica”.
