A Maserati está com planos ambiciosos para dar os primeiros passos de volta ao esporte a motor. Nesta segunda-feira (10), a montadora italiana anunciou a entrada no grid da temporada 2023 da Fórmula E.
A marca já é bastante conhecida por sua ampla história no automobilismo. Agora traçando a continuidade no esporte, torna-se a primeira fábrica italiana a se envolver com a categoria exclusivamente elétrica.
A estreia da Maserati no pelotão acontece justamente no ano de grande mudança da FE. O motivo é que serão introduzidos os Gen3, carros da terceira geração da história, trazendo diversas atualizações.
“Estamos muito orgulhosos em voltar para onde pertencemos como protagonistas no mundo do automobilismo. Somos movidos por paixão e inovação por natureza. Temos uma longa história de excelência em competição e estamos prontos para liderar performance no futuro”, afirmou Davide Grasso, diretor-executivo da Maserati.
“Na corrida por mais desempenho, luxo, e inovação, Folgore é irresistível e é a pura expressão da Maserati. É por isso que decidimos voltar a correr na FE, encontrando nossos clientes nas principais cidades do mundo, ansiosos pelo futuro”, completou.
“Estamos felizes em receber a Maserati em sua nova casa no automobilismo. A FE é o pináculo das corridas elétricas. Fornece o perfeito ambiente para as mais dinâmicas e inovadoras marcas de carros para mostras suas capacidades tecnológicas junto com suas ambições esportivas”, disse Alejandro Agag, fundador da FE.
A Maserati tem história de sucesso no esporte a motor mundial. Em 1957, Juan Manuel Fangio tornou-se campeão da F1 com um carro da marca, e a última vez que esteve no grid da categoria foi Maria Teresa De Filippis em 1958.
Na FIA GT, mais recentemente, conquistou três vitórias nas 24 Horas de Spa-Francorchamps e 14 campeonatos entre Construtores, Pilotos e Equipes entre os anos de 2004 e 2010.
A chegada da montadora italiana acontece justamente com baixas importantes de fábricas mundialmente conhecidas. A Audi e BMW se despediram ao final de 2021, enquanto a temporada 2022 é a última da Mercedes.
