A Fórmula E volta às pistas neste final de semana e entra na reta final da temporada 2020/21. Desta vez, a categoria totalmente elétrica desembarca nos Estados Unidos para realizar a rodada dupla do ePrix de Nova Iorque, praça que já foi palco de diversas passagens memoráveis.
A etapa na cidade norte-americana está no calendário desde a temporada 3. Sempre realizada no Brooklyn, teve de ficar de fora do campeonato do último ano por conta da pandemia do novo coronavírus – a última passagem foi o encerramento de 2018/19.
Ao total, foram disputadas seis corridas na terceira cidade mais populosa da América. Sam Bird é o único competidor que triunfou mais de uma vez no traçado de rua, com Lucas di Grassi, Jean-Éric Vergne, Sébastien Buemi e Robin Frinjs também subindo ao degrau mais alto do pódio.
Neste campeonato, quem chega como o líder da classificação é Edoardo Mortara vindo de uma etapa bastante positiva no México. O competidor da Venturi foi um dos vencedores do ePrix de Puebla – assim como di Grassi também ganhou nas ruas mexicanas.

Já no quesito das pole-positions, Buemi mostrou é quem domina nas ruas próximas ao posto nova-iorquino. Das seis classificações realizadas em Brooklyn, o suíço largou três vezes da posição de honra do grid. Alex Lynn, Bird e Alexander Sims foram os outros poles.
Acontece que Nova Iorque já recebeu alguns memoráveis momentos da história da FE. Um grande exemplo disso foi as duas decisões de campeonato que sagraram Vergne como campeão e bi, único piloto a ter vencido mais de um título na categoria elétrica.
Mas não apenas isso, outro grande fato que aconteceu na cidade norte-americana foi Susie Wolff tornando-se chefe de equipe da Venturi. A ex-pilota assumiu o comando do time com início imediato e a primeira etapa que cumpriu a função foi o eP de Nova Iorque da temporada 2017/18.
Ainda, foi nos Estados Unidos que a Techeetah conseguiu seu primeiro título no Mundial de Construtores. Com uma 15ª colocação e sétimo de Vergne, que ainda garantiu a volta mais rápida da corrida 1, a equipe levou o caneco para casa.
