Fórmula E 2023: Conheça todas mudanças e novidades para temporada 9

A Fórmula E começa a temporada 2023, a nona de sua história, recheada de novidades. Neste final de semana, desembarca no México para a primeira etapa do calendário e ter os primeiros gostinhos de tantas mudanças.

Para este ano, a principal categoria elétrica do mundo vem envolta de muita expectativa. O primeiro motivo é a vinda de uma nova fornecedora de pneus, a Hankook, para substituir a antiga Michelin.

Outra grande mudança vem no formato das corridas, que passam a ser medida por números de voltas, não mais tempo de cronômetro. Ao final da prova, giros podem ser adicionados por conta de períodos de bandeira amarela ou safety-car.

Ainda, o sistema do modo ataque também vai sofrer alteração. Antes, os pilotos sabiam pouco antes da largada qual seria o sistema usado para a prova, mas agora, poderão dividir entre dois acionamentos e podendo ser divididos entre 2+2 minutos, 1+3 minutos ou 3+1 minutos. Ainda, a potência adicionada sobre 100kW em comparação a 2022 e 50kW da potência da corrida.

Ainda, é esperado que também seja introduzido o Attack Charge em determinadas corridas da temporada 2023. Nesse sistema, os pilotos entrariam nos boxes para uma recarga rápida de bateria com duração de 30s para um acréscimo de 600kW.

O calendário também está recheado de grandes mudanças. Além de São Paulo, que recebe a primeira corrida da FE no Brasil, Hylderabad, na Índia, Cidade do Cabo, na África do Sul, e Portland, nos EUA, também servirão de palco para ePrixs.

Entretanto, a maior e principal novidade que chega no campeonato 9 é, sem dúvidas, a introdução da terceira geração de carros. No Gen3, os pilotos encaram carro mais leve e mais potente em comparação ao Gen2 e que chegam a até 322 km/h, com chassi menor, além de dobro de capacidade de regeneração, com mais de 40% da energia usada na corrida vindo da regeneração dos freios.

Maserati e McLaren fazem suas estreias na Fórmula E, DS faz parceria com a Penske com a saída da Techeetah e Abt retorna ao pelotão após um ano afastada. Essas são as mudanças que acontecem entre os 11 times do grid.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.