Felix Rosenqvist conquistou a pole-position para a segunda etapa da temporada 2017/2018 da Fórmula E em Hong Kong nesta madrugada brasileira de domingo depois de uma apresentação de agressividade espetacular pelas ruas.
O piloto da Mahindra conquistou sua quarta pole da sua curta carreira na Fórmula E virando 1:02.836, para repetir seu feito em Marraquexe, Berlim e Montreal no ano passado.
Apenas 54 milésimos foi a margem que o sueco teve sobre Mitch Evans, da Jaguar, que facilmente registrou o melhor desempenho em classificação da sua carreira e também da sua equipe.
Edoardo Mortara, estreante na categoria, larga da segunda fila com 1:03.180 em sua Venturi VM200-FE.
Juntando-se ao Mortara na segunda fila do grid deveria estar Sam Bird que cravou um tempo apenas dois milésimos mais lento do que o piloto da Venturi. No entanto, Bird cairá para a 14ª posição depois de sua punição por conta de um incidente no pit-lane na corrida de ontem.
Daniel Abt se beneficia da punição de Bird e largará da quarta posição em seu Audi.
Sem conseguir completar a sessão da Super Pole, Alex Lynn largará em quinto depois da punição do seu companheiro de equipe. Antonio Felix da Costa continuou seu bom desempenho até agora neste fim de semana ao largar em sexto, a mesma posição que ele terminou a corrida de ontem em seu carro da Andretti.
O pole-position de sábado, Jean-Eric Vergne, não teve uma sessão muito boa, terminando apenas na sétima posição.
A dupla da NIO, Oliver Turvey e Luca Filippi, largarão juntos na oitava e nona posições, enquanto Nick Heidfeld completa o top 10 em sua Mahindra M4Electro.
A sessão de grupos também viu mais desapontamento para Sebastien Buemi que tocou o muro na Curva 5 em sua volta e largará da última posição. Esta é a segunda vez que Buemi larga do fim do grid. Em Buenos Aires 2016, ele conseguiu partir desta posição e terminar num memorável segundo lugar.
O atual campeão Lucas di Grassi teve outro treino classificatório ruim e foi mais uma vez superado por seu companheiro Daniel Abt, largando da 12ª posição.
O estreante Kamui Kobayashi continuou impressionando depois de pouquíssimos testes em sua Andretti ATEC-03. O piloto da Toyota no WEC largará da 16ª posição.
O outro brasileiro participante, além de Lucas di Grassi, é Nelsinho Piquet. Piquet, companheiro de Evans na Jaguar, larga da 11ª posição.
A segunda corrida da Fórmula E 2017 em Hong Kong acontece neste domingo de manhã, as 5h, horário de Brasília (GMT -2) e o canal Fox Sports Brasil transmite ao vivo.
Confira o grid de largada do ePrix de Hong Kong:
1) Felix Rosenqvist (Mahindra)
2) Mitch Evans (Jaguar)
3) Edoardo Mortara (Venturi)
4) Daniel Abt (Audi)
5) Alex Lynn (DS Virgin)
6) A.F.da Costa (Andretti)
7) Jean-Éric Vergne (Renault)
8) Oliver Turvey (NextEV NIO)
9) Luca Filippi (NextEV NIO)
10) Nick Heidfeld (Mahindra)
11) Nelson Piquet Jr. (Jaguar)
12) Lucas di Grassi (Audi)
13) Sam Bird (DS Virgin)
14) Nicolas Prost (Renault)
15) Maro Engel (Venturi)
16) Kamui Kobayashi (Andretti)
17) André Lotterer (Renault)
18) J.d’Ambrosio (Penske)
19) Neel Jani (Penske)
20) Sébastien Buemi (Renault)
