Felipe Massa, piloto da Venturi FE, acredita que a pista para a primeira corrida internacional de monopostos na Arábia Saudita será “desafiadora” para os pilotos depois que o traçado foi apresentado nesta terça-feira (25).
O circuito, localizado na capital saudita Riade, ainda precisa paassar pela aprovação e homologação da FIA. Segundo o site ‘e-racing365’, a primeira inspeção da pista pela FIA deve ser realizada nesta quinta-feira com a presença e representantes da Fórmula E e da Arábia Saudita.
O piloto brasileiro, vencedor de 11 corridas na Fórmula 1 em 269 GPs disputados, fez uma demonstração com o Gen2 na pista que será usada para o ePrix da Arábia Saudita nesta terça-feira.
☑️ Warming up before #AdDiriyahEPrix with @Susie_Wolff and @MassaFelipe19. Have a glimpse of the 2018 #AdDiriyahEPrix circuit (pending FIA homologation) 💫 #VENTURI #MadeInMonaco #ABBFormulaE pic.twitter.com/4cXlMgOU9Q
— Maserati MSG Racing (@maseratimsg) September 25, 2018
Falando ao site ‘e-racing365’ após a exibição, Massa revelou que o circuito será um grande desafio para os pilotos, além de proporcionar belas imagens para os fãs que estiverem assistindo o evento pela TV.
“O circuito será um grande desafio para nós, pilotos, com muitos elementos diferentes. Temos algumas elevações, então deve sere ótima para a TV e também para os fãs presentes.
“Eu consigo ver isso se tornando um grande atração da Fórmula E no futuro.”
O traçado apresenta um número elevado de curvas de alta velocidade, ao invés das tradicionais curvas de 90 graus usadas com frequência nos circuitos de ruas.

Alejandro Agag, CEO e fundador da Fórmula E, enfatizou os esforços feitos para que os fãs tenham acesso facilitado ao país para o evento. “Sua Alteza Real viajou para a Rússia para observar alguns aspectos de como as coisas funcionaram bem na Copa da Mundo no verão passado”, destacou Agag ao ‘e-racing365’.
“As autoridades sauditas estão tornando isso muito simples para obtenção de vistos, então para os fãs este será um evento muito acessível, que é muito importante para nós e para todo o programa Vision2030”.
O Vision 2030 ambiciona a transformação de diversos aspetos da economia saudita, mas também da estrutura social na Arábia Saudita, de forma a que o país possa responder às necessidades de uma população em crescimento.
O ePrix da Arábia Saudita, que acontece no dia 15 de dezembro, marcará o início da temporada 2018/19 da Fórmula E.
