Esquenta Fórmula E: a primeira decisão e o primeiro título brasileiro com Nelsinho Piquet

Três pilotos disputaram na rodada final da temporada inaugural da Fórmula E, o primeiro título dos monopostos elétricos. E quem levou a melhor nesta disputa, foi o brasileiro Nelson Piquet Jr.

A primeira temporada da Fórmula E não teve o domínio de uma equipe durante a competição, e isso ficou claro quando na rodada final disputada em Londres, três pilotos ainda tinham chance de conquistar o título.

Dos três candidatos, os dois primeiros colocados eram brasileiros: Nelson Piquet Jr (China Racing Formula E Team) liderava o campeonato com 128 pontos, contra 111 de Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Formula E Team). O suíço Sébastien Buemi era o terceiro colocado com 105 pontos.

Na primeira das duas provas do fim de semana, Sébastien Buemi largou na pole e se manteve na liderança nas primeiras voltas, e apesar de sofrer uma pressão de Sam Bird (Virgin Racing Formula E Team) e até mesmo perder a primeira posição para o britânico, voltou a ponta e lá se manteve até a bandeirada.

Di Grassi e Nelsinho Piquet largaram na segunda fila (3º e 4º lugar, respectivamente), e foram ultrapassados por Jean-Eric Vergne (Andretti Autosport Formula E Team). Os dois pilotos brasileiros travaram um intenso duelo durante algumas voltas e por pouco não colidiram, mas ao final da prova, Di Grassi se manteve em quarto, seguido por Piquet.

https://youtu.be/-PZriZdPH9U

Com esses resultados, Nelson Piquet Jr se manteve na liderança do campeonato, mas viu sua diferença para o segundo colocado cair de 17, para apenas cinco pontos. E o vice-líder também mudou para a última prova: com a pole position e vitória, Sébastien Buemi subiu para 133 pontos, ultrapassando Lucas di Grassi, com 125 pontos.

A última etapa da temporada começou do jeito que Buemi precisava: enquanto o suíço largava na sexta posição, Di Grassi largou em 11º e Piquet apenas em 16º, prejudicados pela chuva que caiu durante o treino classificatório.

Na largada, Buemi subiu para quinto, enquanto Di Grassi passou a ser o nono e Piquet, o 12º. Enquanto os brasileiros candidatos ao título foram se recuperando aos poucos, e após a troca de carros já estavam na zona de pontuação, o suíço levou a pior ao rodar na saída dos boxes e perder a quinta posição para Bruno Senna.

Na volta 24 (de um total de 29), Nelson Piquet Jr já era o oitavo colocado, e com as posições de momento (Buemi ainda era o sexto colocado), conseguia garantir o título por apenas um ponto de diferença.

Duas tensas batalhas passaram a acontecer nas voltas finais do ePrix de Londres: na frente, o britânico Sam Bird pressionava o francês Stéphane Sarrazin, que largou na pole e liderava de ponta a ponta. Um pouco mais atrás, Bruno Senna sustentava a quinta posição em uma intensa disputa com Buemi.

Tanto Sarrazin quanto Senna sustentaram suas posições até a bandeirada, mas o francês chegou aos boxes sem bateria e com isso, foi punido com o acréscimo de trinta segundos ao seu tempo final de prova, caindo para a 15ª posição.

https://youtu.be/4mNOSOJXDJs

A vitória ficou com Sam Bird, o piloto da casa. E o título, com o brasileiro Nelson Piquet Jr, por apenas um ponto de diferença (144 a 143), ao terminar na sétima posição, enquanto Buemi terminou a corrida em quinto.

“Sabia que seria muito difícil, largando de onde a gente estava. Combinei com o time de não ficarmos falando no rádio sobre o campeonato. A estratégia era concentrar na corrida e acelerar o máximo possível. Não tinha nada a perder e forcei o ritmo ao máximo. Cruzei a linha de chegada e não sabia se tinha sido campeão”, comentou o campeão Nelson Piquet Jr após a prova.

E foi desta forma, que o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, escreveu seu nome na história da categoria de monopostos elétricos ao se tornar o primeiro campeão da Fórmula E.

A Fórmula E está em contagem regressiva para o início da temporada 2019-2020, a sexta temporada da categoria elétrica de monopostos, que começa nesta sexta-feira com a rodada dupla em Al-Diriyah.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy, Fórmula 2, Fórmula 3 e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente grátis por 1 mês!

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

 

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – Victor Berto comenta o sábado do GP do Brasil F1 2019:

 

STOCK CAR 2019 | VELO CITTÀ – 10ª etapa | MELHORES MOMENTOS (Corrida 1 e 2):

 

Visitamos o DAYTONA INTERNATIONAL SPEEDWAY | FÉRIAS F1MANIA:

 

KART ELÉTRICO, FUTEBOL E FÓRMULA E | FELIPE MASSA comenta durante entrevista em São Paulo:

 

HEINEKEN: #OBRIGADOSENNA, filme exalta poder de união do ídolo brasileiro AYRTON SENNA:



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.