DS Automobiles se prepara para possibilidade de equipes clientes na Fórmula E

A DS Automobiles está começando a trabalhar para ter equipes clientes na Fórmula E a partir da temporada 2022/23. Atualmente, a montadora trabalha em conjunto com a Techeetah, tricampeã na categoria elétrica.

Segundo informações do site The Race, há duas equipes já traçando planos para potencialmente usar o hardware da DS para o início do terceiro pacote de regras do certame que passa a entrar em vigor no final do próximo ano.

Pelo regulamento, a DS precisa fornecer um carro para a equipe cliente caso o negócio seja fechado. As equipes têm até 15 de janeiro de 2022 para concluir a negociação com a fábrica em um preço de não mais que €600 mil [cerca de R$ 3.6 mi] por temporada.

Também para o Gen3, terceiro carro que passa a ser adotado na história da FE, terá uma atualização de software e desempenho para as montadoras e seus clientes. Ainda, terão acesso ao modelo do simulador e ao pessoal administrativo e de logística.

DS Techeetah - Fórmula E
Foto: DS Techeetah

Caso a DS Automobiles fornecer carros a uma equipe, vai receber oito dias adicionais de testes. Entretanto, vai ter de cumprir com a obrigação de alocar ao menos 50% do tempo adicional total para a cliente como indica o regulamento.

As equipes que trabalham a possibilidade de fechar um acordo com a DS são a Andretti, que vai seguir com os trens de força da BMW e a Virgin, que ainda vai usar os carros da Audi na temporada final de 2021/22. Tanto BMW quanto Audi deixam a Fórmula E ao final desta temporada.

A Virgin já teve parceria com a DS entre os campeonatos de 2015/16 e 2017/18, último com o Gen1. A união entre equipe e montadora rendeu cinco vitórias com Sam Brid e duas terceiras colocações finais no campeonato.

Thomas Chevaucher, diretor de desempenho da DS, afirmou que “estamos nos preparando, pois pelo regulamento temos de estar preparados. Já estávamos prontos para o caso do Gen2, obviamente por nossa atual posição, e dado ao resultados que tivemos no início do Gen2, pensamos que é mais provável que tenhamos pedidos de diferentes times para trens de força.”

“Então, estamos abertos a isso e vamos nos preparar, mas é muito cedo para saber se vamos fornecer a uma segunda equipe ou não. No momento, estamos já focados em desenvolver o melhor trem de força possível para o Gen3. Mas não vai mudar a maneira que desenvolvemos o trem de força de qualquer maneira”, completou ao The Race.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.