Di Grassi pilota carro de corrida desenvolvido por alunos da FEI no Salão de Veículos Elétricos em São Paulo

O piloto da Fórmula E e CEO da Roborace, Lucas di Grassi, pilotou na tarde da última quarta-feira (19), o Fórmula FEI Elétrico RB6, construído pelos alunos de engenharia do Centro Universitário FEI, desenvolvido para representar a instituição na competição Fórmula SAE Brasil, que será disputada entre os dias 29/11 e 03/12 no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba. A demonstração do automóvel foi uma das atrações da 14ª edição do Veículo Elétrico Latino-Americano, que aconteceu em São Paulo entre os dias 17 e 19 de setembro no Transamérica Expo Center.

O projeto contempla o sexto carro elétrico da série RB, construído pelos alunos. Nessa versão, o projeto foi totalmente concebido pensando nas necessidades e características de um veículo elétrico, o que resultou em um novo motor, nova transmissão, novo chassis e um novo conjunto de baterias.

O principal destaque do projeto é o uso de um sistema de gerenciamento eletrônico idêntico ao empregado pelas grandes montadoras, fornecido pela empresa ETAS, uma divisão da BOSCH. Esse sistema contempla uma unidade controladora (módulos ETAS ES910 e ETAS ES930) e softwares de programação (software ASCET) e de calibração (software INCA), que são amplamente usadas pelas indústrias automobilísticas.

Lucas di Grassi - 14ª Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos
Fotos: Felipe Conti/Pedro Soares/ Divulgação

O carro possui também, um sistema de identificação de falhas de operação (diagnose on board), exatamente igual aos sistemas de diagnose encontrados nos veículos comercializados pelas montadoras. Foi desenvolvida uma série de mensagens de erro/avaria que o carro pode apresentar para facilitar a identificação dos problemas rapidamente pela equipe.

O RB6 iniciará a fase de modelagem das dinâmicas laterais e longitudinais do carro, utilizando uma plataforma de desenvolvimento, através do uso de um software usado por equipes de Fórmula 1, para que os alunos possam otimizar a performance e confiabilidade do veículo para as competições.

Di Grassi falou com os alunos sobre a importância da nova geração para a indústria e o momento tecnológico transitória que vivemos. Além de conhecer e pilotar o RB6 da FEI, Di Grassi também andou com um kart elétrico.

O piloto da Audi na FE levou a “e-bike” EDG Niobium para os alunos experimentar a nova tecnologia, que o homenagearam com um troféu feito pela FIA especialmente para a ocasião, o “FIA Action Environment’. A ‘EDG Niobium e-Bike’, bicicleta elétrica feita de nióbio e desenvolvida pela EDG, é capaz de rodar por até 100 quilômetros com uma carga de bateria.

Lucas di Grassi - 14ª Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos
Fotos: Felipe Conti/Pedro Soares/ Divulgação

O evento foi também uma etapa do prêmio ACE Mobility (Autonomous Conected Electric Mobility, os três temos principais da mobilidade atualmente). O prêmio é promovido por Di Grassi e premiará estudantes com um estágio na Roborace, além de algumas startups, que terão o direito de apresentar seus projetos para grandes corporações.

 

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.