BMW apresenta seu carro de Fórmula E, em Munique.
A BMW apresentou formalmente o seu iFE.18, com o qual competirá no Campeonato ABB FIA Fórmula E Gen 2, em um evento de lançamento em Munique na sexta-feira.
O fabricante alemão promoveu sua parceria técnica com a Andretti Autosport, para a temporada 2018-19, e competirá sob a bandeira da BMW i Andretti Motorsport.
O iFE.18, que é o primeiro carro de corrida elétrico da marca, já completou vários testes, mais recentemente em Calafat, na Espanha, esta semana.
Antonio Felix da Costa e Alexander Sims, foram anunciados como pilotos, enquanto Roger Griffiths, da Andretti, liderará as operações de corrida como diretor da equipe.
A BMW iniciou uma parceria técnica com a equipe norte-americana para a terceira temporada, aumentando seu envolvimento na temporada passada, antes de sua entrada em pleno funcionamento em 2018-19.
“A Fórmula E não é apenas uma série de corridas inovadora e espetacular, que se estabeleceu como uma das melhores séries de corridas do mundo, com uma abordagem totalmente nova para sustentabilidade e eventos em poucos anos”, disse Klaus Froehlich, membro do conselho de gestão na BMW.
“Para a BMW, também é o laboratório de testes perfeito para o desenvolvimento da produção. Nossa experiência em produção em série beneficia o sistema de tração do carro de corrida.”
Partes do iFE.18 foram fabricadas nas mesmas instalações do BMW i3, enquanto o motor foi desenvolvido pela mesma equipe de engenharia.
O fabricante afirmou que as descobertas do programa de corrida “fluirão diretamente de volta”, para o desenvolvimento de futuras gerações de motores em linha de produção.
“A experiência da BMW com o BMW iFE.18, é principalmente no coração do veículo, o motor”, disse o diretor de automobilismo da BMW, Jens Marquardt.
“Nossos engenheiros da BMW Motorsport, projetaram o eixo traseiro, incluindo a suspensão e integraram o trem de força na traseira do carro de corrida”.
“Dissemos aos engenheiros de produção que projetaram o motor elétrico e o inversor, para esquecerem todas as considerações que você normalmente teria em desenvolvimento e pensassesm apenas no desempenho, na maior eficiência, no menor peso. Quando chegamos a esse ponto, você pode pensar em como integrar isso na produção em série mais tarde”.
“Esta é a implementação perfeita do nosso lema: da pista à estrada.”
A BMW também anunciou uma série de parceiros para sua primeira temporada como fabricante de Fórmula E, incluindo a gigante de engenharia Magna, que a e-racing365 revelou em maio, como um provável fornecedor técnico.
Outros parceiros incluem o banco privado suíço Julius Baer, o fabricante de ferramentas elétricas sustentáveis, Einhell e o provedor de soluções de áudio da BMW, Harman Kardon.
Evento em Munique dá início ao lançamento mundial
O lançamento do BMW iFE.18 em Munique, marcou o início de uma turnê global de sete paradas, promovendo o carro antes de sua estréia em corrida, no E-Prix de Riyadh em dezembro.
A partir da sexta-feira à noite, a BMW lançará um “tour virtual” com o carro pelas ruas da terceira maior cidade da Alemanha, usando tecnologia de mapeamento de movimento.
A demonstração seguirá para outras cidades do mundo, incluindo Oslo (17 de setembro), Londres (20 de setembro), Nova York (24 de setembro), Detroit (26 de setembro), Cidade do México (29 de setembro) e Hong Kong. (4 de outubro)
