A Extreme E vai trazer mais uma maneira de aproximar o público de suas etapas. A categoria elétrica anunciou a criação do FanWorld a partir do xPrix do Oceano, levando os fãs para o centro da ação em um site virtual. Então, junto com a Fórmula E, mostrou ter a preocupação de ter os expectadores cada vez mais próximos.
Na nova iniciativa trazida pelo certame dos SUVs elétricos, um espaço virtual coloca o público no meio do Centro de Comando, além de ter acesso às onboards dos pilotos e a chance de participar de sessões ao vivo de entrevista com os competidores do grid. Ainda, com o compartilhamento de conteúdo pela tag #XEFanWorld, tem a chance de aparecer no site oficial.
Acontece que essa não é a única iniciativa da Extreme E que exalta os fãs da categoria. Com a votação do Grid Play, as pessoas escolhem suas equipes favoritas através de um site oficial, e aquela que estiver com mais votos pode escolher de que posição larga na corrida do domingo. Caso um dos times mais votados não vá para a final, pode transferir seus votos para quem desejar.
A categoria off-road está em sua primeira temporada da história e parte para a segunda etapa do calendário no Senegal. O certame foi idealizado e fundado por Alejandro Agag, que também é a cabeça por trás da Fórmula E e que já mostrou se importar com a presença do público muito mais do que apenas nas arquibancadas.

Desde sua criação, a FE tem o sistema do FanBoost. Nele, os expectadores votam em seus fãs favoritos para que ganhem uma potência extra durante a corrida – no final, três são contemplados com a premiação. Inicialmente, a votação acontecia através das redes sociais, mas hoje é realizado exclusivamente através de um site oficial.
É verdade, a categoria elétrica está estudando se livrar do sistema a partir da temporada 2022/23. Inclusive, a votação chegou a ser acusada de fraude em três ocasiões, com pilotos usando bots para poderem receber o maior número de votos – e é por isso que hoje é feito apenas pelo portal da categoria.
Apesar dos problemas, o FanBoost, o FanWorld e o GridPlay premiam mais do que apenas o piloto. Eles trazem o fã mais para perto, tendo contato direto com a categoria, com os competidores, com todos os bastidores que muito não estão próximos.
O calendário da Fórmula E, apesar de mundial, ainda deixa muitos países de fora – o da Extreme E ainda mais, mas a proposta do certame off-road é de correr em locais altamente afetados pelas mudanças climáticas e, portanto, tem um objetivo além de ser uma competição.
Portanto, mesmo que seja por uma votação online, um site virtual, uma foto compartilhada, as categorias elétricas tornam essa aproximação real. E nisso, Agag mostrou ter acertado em quem ajuda a fazer o show: os fãs tem tanta importância quanto pilotos e equipes.
