Daniel Abt cravou o novo recorde da Fórmula E no circuito de Donington Park. O piloto da Abt Schaeffler usou seu motor em modo de treino classificatório para cravar uma volta em 1:30.250, confortavelmente mais rápido do que o recorde anterior de Sebastien Buemi em 1:31.050, cravado no último dia dos testes da semana passada.
“Quando Buemi disse que um 1:29 era possível na semana passada fiquei realmente motivado”, disse. “Foi um dia positivo. Não houve paralisação na sessão e isto é o principal. Isto permitiu-me só pilotar e ficamos muito bem”.
Nicolas Prost foi o segundo mais rápido pela Renault e.dams, mas ele não ficou feliz com o seu carro num dia de muita ventania em Donington e que mais uma vez atraiu um público considerável.
“Não foi de todo ruim, sabe? Não estou muito contente com o carro em termos de equilíbrio em relação à semana passada, mas o ritmo não era ruim. Vamos tentar melhorar o carro para amanhã e ver, mas não foi um dia ruim de modo geral”, disse. “Nós ainda estamos aprendendo muito a cada dia, estamos testando diferentes coisas, especialmente na traseira do carro, então em termos de ajuste há coisas a serem compreendidas. Hoje tentamos algo extremo na traseira e não fiquei muito feliz com o carro”.
O terceiro mais rápido foi Sam Bird, que teve os dois carros da DS Virgin à sua disposição assim como Abt teve em sua equipe.
Bird disse: “Nós trabalhamos em várias coisas hoje desde checagem dos sistemas até o trabalho de ajuste e tudo correu bem. Isto ajudou-me a ter mais tempo de pista, já que podia trocar de carro. Até agora parece um bom pacote, especialmente em torque, mas este circuito não representa o que iremos enfrentar em Pequim e há ainda trabalho a ser feito”.
Depois de liderar cinco dos últimos seis testes, Buemi ficou em 10o após parar o carro na pista com a caixa de câmbio dainificada durante a parte da tarde.
Houve uma nova cara no paddock, o campeão da temporada inaugural da A1 GP, Nicolas Lapierre, que testou pela Team Aguri. O francês foi o piloto mais ocupado do dia, completando quase 80 voltas pela equipe.
Como aconteceu no teste da semana passada, houve pouca atividade da Andretti ou da Trulli. A recém-contratada pela Andretti, Simona de Silvestro, fez poucas tentativas malsucedidas de cravar uma volta, mas os carros da Trulli permaneceram na garagem da equipe durante todo o dia.
Depois destes problemas nos testes anteriores, a NEXTEV TCR conseguiu acumular alguma quilometragem, apesar de um problema técnico ter atrapalhado Nelsinho Piquet no começo da tarde. Depois de não conseguir andar nada da última vez, Oliver Turvey conseguiu completar 32 voltas e foi, na verdade, um pouco mais rápido do que o atual campeão da Fórmula E.
Confira os tempos do terceiro dia de testes em Donington Park:
1. Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport, 1:30.250s
2. Nicolas Prost, Renault e.dams, +0.771s
3. Sam Bird, DS Virgin Racing, +0.773s
4. Loic Duval, DRAGON RACING, +0.894s
5. Jacques Villeneuve, Venturi, +0.943s
6. Stephane Sarrazin, Venturi, +1.430s
7. Bruno Senna, Mahindra Racing, +1.446s
8. Nick Heidfeld, Mahindra Racing, +1.555s
9. Nicolas Lapierre, Team Aguri, +2.444s
10. Sebastien Buemi, Renault e.dams, +5.068s
11. Oliver Turvey, NEXTEV TCR, +6.523s
12. Nelson Piquet Jr, NEXTEV TCR, +7.210s
13. Simona de Silvestro, Andretti, s/tempo
14. Jarno Trulli, Trulli, s/tempo
