Não tem mais assunto pra se falar. Todo mundo já sabe o que vai acontecer daqui pra frente nas pistas, fora delas ainda tá uma bagunça de neguinho procurando cockpit pra 2005. A Fórmula 1 esse ano tá pior do que 2002. Esse ano é o pior desde os últimos 54 anos. Mas… se revoltar pra quê?
Como o título desse ano tá mais do que antecipado, vou falar sobre um assunto que só deveria ser dito no final da temporada, depois da última corrida. “Pilotos x Troféus”. Os dois entram em duelo acirrado para tentar descobrir, quem merece o outro.
Troféu ‘Eu que mando’: Preciso nem falar quem é o dono desse troféu. Depois de 12 corridas, 11 monótonas sem ter a mínima animação pela disputa do primeiro lugar. Michael lógico.
Troféu ‘Capachão’: Fiel escudeiro de Schumacher, Rubens Barrichello leva esse troféu sem pestanejar nem discutir. A desmotivação já arruinou o cérebro dele, que as vezes solta algumas pérolas do tipo “Ainda posso ser campeão”; “Freiar na frente do público é um desrespeito”.
Troféu ‘Eu quero comer’: Depois de uma temporada 2003 eletrizante, a nutricionista de Juan Pablo Montoya se aposentou e deixou o cara virar uma bola. E junto da gordura veio a desmotivação.
Troféu ‘Foi conspiração’: Nada dava certo para Ralf Schumacher esse ano, até uma batida forte nos EUA deixou ele fora das pistas por alguns meses. Pra mim, isso tudo foi conspiração de alguém que não lhe amava muito.
Troféu ‘Provei que sou ruim’: Eu já sabia, mas para os que se iludiam, ele provou do mesmo jeito de 2 + 2 = 4 que na verdade é um desses pilotos meia boca. Nem pontuar ele conseguiu com uma Williams na mão. Quem leva esse é Marc Gene.
Troféu ‘Posso dar certo’: Pelo menos o Pizzonia chegou a pontuar depois de 1 ano sem participar de corridas. Poderia ter sido melhor, se não fosse o gênio que deu a idéia de mexer no carro e acabar com a corrida dele.
Troféu ‘Revelação’: Sr. Frank Williams deve ter pesadelo toda noite só em pensar que já teve esse piloto nas mãos e ter jogado fora. Button, Passou 3 anos sendo chutado de um lado pro outro até que a BAR deu um carro bom. E ele agora se revelou quem realmente era.
Troféu ‘Me tirem daqui’: Takuma Sato, o melhor piloto japonês da história. Mas como o Japão só tinha piloto ruim héin!? Depois de algumas corridas abandonando, a equipe só não tá em segunda nos construtores pelos seus abandonos. Sua participação até aqui foi horrível e já tá pedindo pra sair.
Troféu ‘Com carro, eu corro’: Raikkonen teve um início de temporada aterrorizante, que marcou o ano. A equipe fez um carro melhor, e ele botou pra andar forte. Já conseguiu até uma pole, coisa que na terceira corrida ninguém imaginaria isso dele.
Troféu ‘Eu sempre tenho chances’: Eu acho que isso tá incluído no contrato, todo ano David Coulthard fala que ainda tem chances de ser campeão mundial. Esse ano ele já abriu a boca pra falar isso! Corajoso esse garoto não?
Troféu ‘Coadjuvante’: O único triunfo do Alonso esse ano foi uma pole position. Tá sempre pontuando, mas nunca faz nada além disso. Já teve chances de vencer na França disputando com Schumacher, mas…
Troféu ‘Vai mais num vai’: As vezes ele ensaia uma corrida boa, mas quase sempre é quarto, quinto. Quase igual ao seu companheiro. To falando do Trulli.
Troféu ‘Finalmente’: Depois de ser eleito o melhor piloto de 2003, Webber conseguiu um carro descente para 2005. Vai pilotar uma Williams. Será que ele é bom mesmo?
Troféu ‘Estranho não!?’: Um pilotinho muito meia boca, Klien corre hoje na Fórmula 1 graças a alguns campeonatos que ganhou nas categorias inferiores. Mas pode descartar também que a Jaguar não tem lá um passado muito bom com os segundos pilotos.
Troféu ‘Cara-de-pau’: Só faltou vender a alma pra consegui uma vaga numa equipe boa. Assinou com Renault, melhor equipe que ele já pegou na vida. Fisichella vai ter que provar que além de ser cara de pau, sabe pilotar.
Troféu ‘É porque…’: Não lembro qual foi a última corrida boa, Felipe Massa sempre dar umas desculpas depois das corridas dizendo algum defeito no carro.
Troféu ‘Só tô pra completar’: Nunca fez alguma coisa fantástica na Fórmula 1, sempre andou no pelotão do meio pra trás. Meio ruinzinho esse tal de Nick Heidfeld.
Troféu ‘Não posso ser piloto’: O que esse cara tá fazendo an Fórmula 1? O pior de todos os novatos do ano. Se ausentou de uma corrida por falta de dinheiro. Só tá na Jordan hoje por causa da poupança recheada. Quem é? O Pantano é claro.
Troféu ‘Sorte’: Parecia até macumba, marcou pontos na única corrida que participou esse ano. Timo Glock pediu aos céus a desclassificação da Williams e Toyota no Canadá.
Troféu ‘Ancião’: Já passou da hora de se aposentar, Panis nunca fez algo realmente espetacular em vários anos de Fórmula 1. E ainda se achou no direito de achar ruim a contratação De Ralf Schumacher pra Toyota.
Troféu ‘Otimismo’: Dias antes da corrida, dar uma delcaração se dizendo otimista para corrida, mas o ele consegue? Nada. O nome dele é Cristiano Da Matta.
Troféu ‘Deus existe’: Depois de alguns anos sem a Minardi pontuar, Baumgartner marcou o único ponto da equipe nos últimos 2 anos.
Troféu ‘Fazer o que né!?’: Carro ele não tem, então nem pode mostrar o que realmente é… Fazer o que né Bruni!?
Danilo Oliveira