É incrível a capacidade de alguns piloto para falar coisas erradas em momentos errados. Até mesmo quem não entende do tal esporte que tá dando até agonia de ver, xingou o Rubens no último sábado em Silvestone. Posso até estar resgatando um assunto que alguns colunistas já haviam falado, mas eu não poderia deixar de falar que o Barrichello fez um papel de palhaço. Para os que não sabem, se é que tem algum que não saiba, eu terei o maior prazer de explicar o que aconteceu.
No último sábado, aconteceu o treino para decidir o grid de largada para o GP de Silvestone, e até o porteiro do autódromo, se é que autódromo tem porteiro, tava imaginando que ia chover no dia seguinte (Domingo) na hora da corrida. E o que nossos amiguigos fizeram? Uma sacanagem nos treinos pré-classificatório: simplesmente, freiaram antes da linha de chegada. Muitos xingaram, inclusive eu, mas a verdade é que os caras da FIA implantaram um sistema de treino que permite uma coisa dessas. Não venho aqui sacrificar ninguém pelo que
fizeram no treino pré-classificatório, afinal de contas, eles estão lá pra tentar ganhar corrida, pra ganhar dinheiro e tem que acatar as ordens que chegam. Tudo bem que esse tipo de ordem pode nem ter sido da equipe, mas isso não vem ao caso…
A Ferrari até aí tudo bem, até o momento que Schumacher rodou e Barrichello saiu da pista, coisa que eles nunca fizeram num treino pré-classificatório. Mas ninguém tinha percebido nada ainda, até ele vim e meter a boca no mundo, Rubens Barrichello esquentou as notícias de todos os sites do mundo naquele sábado. Disse em alto e bom som que: “Eu e o Michael rodamos de propósito na pré-classificação”. Não entenderam?
Eles simplesmente fizeram a mesma marmelada, mas de um jeito mais ‘bonito’ digamos assim, em vez de freiar, eles rodaram na frente do público, proporcionaram um show mais legal de se ver. “Olha só que legal, as Ferraris erraram logo na nossa casa”. Só pode ter sido esse o pensamento dos ingleses que pagaram X dólares pra assistir o treino.
Não entenderam ainda o por que dessa minha revolta toda? É por que depois dessa declaração, ele não ficou satisfeito e disse também: “Frear em cima da linha é uma falta de respeito com o público. Pelo menos a gente estava tentando esconder a estratégia.” Se eles tavam tentando esconder a estratégia, quer que o bocão tinha que falar isso? A Ferrari mandou? Deu na telha dele e ele resolveu falar? Procuro alguém para me responder se isso que eles fez é ou não é papel de palhaço.
Só pra terminar essa coluna, vai a última frase que ele disse nessa entrevista: “Fui melhor ator que os outros”. É Rubens, você como piloto realmente dar um ótimo ator. De comédia.
Danilo Oliveira