Por Sérgio Tarcitano
Apesar de Felipe Massa ter, diplomaticamente, minimizado o problema e a Ferrari ter tratado de botar panos quentes na agitação da imprensa, o bicho pegou na Ferrari. Alonso e Massa foram chamados ao motohome da equipe, e ao espanhol foi solicitado (imagino que gentilmente) um pedidos de desculpas ao piloto brasileiro.
É verdade que a única coisa errada na manobra, e o que a tornou eticamente incorreta, foi o fato de ter sido feita em cima do companheiro de equipe. E como agravante, a equipe estava preparada para a troca de pneus de Massa, não para Alonso. E pra piorar… Justamente na Ferrari, que prioriza o resultado da equipe, e não do piloto.
Até que demorou para Fernando Alonso “botar as manguinhas de fora”. Bom moço ele nunca foi. Na McLaren chantageou o patrão para ser privilegiado na equipe (quando estava tomando uma surra do estreante Hamilton), e acabou denunciando o famoso caso de espionagem, que ele mesmo tomou parte. Chegou a bloquear a saída de Hamilton dos boxes, em um treino, para impedir que o inglês tentasse melhorar seu tempo. E ainda tem o caso do acidente proposital de Nelsinho Piquet, que favoreceu Alonso, mas ele não sabia de nada… E tem um monte de gente que acredita que ele é inocente no episódio, eu sei de três que acreditam na inocência de Alonso: Papai Noel, o coelho da Páscoa e a velhinha da Taubaté (a personagem do humorista Luiz Fernando Veríssimo).
E o campeonato está ficando cada vez mais animado. O favorito, pra mim, continua sendo Vettel, apesar da liderança de Button que se aproveitou bem das corridas com chuva. Mas o desempenho demonstrado pela RBR, em situações normais, é muito superior as demais equipes. Torço para que a Ferrari melhore alguma coisa e se aproxime da RBR e da McLaren pelo bem do campeonato.
Rubens Barrichello está com a bola toda dentro da Williams. Depois dos elogios do diretor da equipe, Sam Michael, agora foi a vez de seu companheiro, o estreante Nico Hulkenberg. O alemão de 22 anos, que é a promessa da Williams para o futuro, disse que não sabe como Barrichello consegue ser tão rápido, muitas vezes bem próximo dos ponteiros. Tomara que os elogios se convertam em resultados, pois até agora…