Coluna Treino Livre: Começou a temporada 2010

Por Sérgio Tarcitano

Após os três dias de testes da Fórmula 1, em Valência, ainda não da para apontar favoritos ao título, mas da para saber que a Ferrari tem um bom carro. É verdade que com a proibição de abastecimento durante a prova, as equipes devem estar testando o equilíbrio do carro com o tanque totalmente cheio, o que é uma novidade para todos. E não sabemos quanto de combustível tinha a Ferrari quando marcou os melhores tempos e nem quanto tinha as Williams, que não fizeram tempos tão bons assim…

No mais, os treinos serviram para mostrar que as grandes equipes continuam grandes e organizadas, e as pequenas, ao que parece (ou não parece, pois não apareceram nos testes em Valência) continuarão fazendo figuração.

A maior curiosidade que eu tinha com relação aos testes era o desempenho do motor Cosworth, pois dele depende o sucesso do brasileiro Rubens Barrichello e das novas equipes (além da Williams mais 4 equipes utilizarão os propulsores), e confesso ter ficado um pouco preocupado, apesar de acreditar muito no potencial de Rubens para desenvolver o carro. Mas o fato de os dois pilotos terem ficado com tempos próximos (Barrichello 1:13.377, Hulkenberg 1:13.669) pode significar que eles estão no limite do carro. Mas Williams é Williams e eu continuo acreditando em uma boa temporada de Barrichelo.

A surpresa foi o bom desempenho da Sauber que fez o terceiro tempo dos testes com o japonês Kamui Kobayashi e o quarto com o espanhol Pedro de La Rosa. Só perdeu para as Ferraris de Massa e Alonso. Muitos estão dizendo que a equipe andou quase sem combustível para fazer bons tempos e atrair patrocinadores… No ano passado falaram a mesma coisa da Brawn…



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.