O ano foi de muita emoção dentro do automobilismo brasileiro. Em suas duas principais categorias em destaque no cenário nacional, não faltou disputa acirrada, rivalidade dentro e fora das pistas, acidentes e muitas ultrapassagens.
Destaque do ano para a divisão entre os vencedores ao longo das 12 etapas da Copa Nextel (Stock Car). Apenas Allam Khodair e Thiago Camilo conseguiram duas vitórias em 2009. As outras oito ficaram divididas nas mãos de Cacá Bueno, o campeão, Daniel Serra, Paulo Salustiano, Valdeno Brito, Max Wilson, Marcos Gomes, Ricardo Maurício e Luciano Burti.
Outra grande atração no ano foi a etapa de rua de Salvador, na Bahia. Apesar dos problemas no traçado e a falta de disputa por não existirem pontos para ultrapassagens, a corrida ganhou em emoção com a velocidade chegando ao Nordeste brasileiro.
O ano também foi marcado por um incêndio no caminhão da equipe Action Power, que seguia para Curitiba. Revoltado com o ocorrido e outros problemas de ordem interna na categoria, Paulo de Tarso, então proprietário do time, anunciou seu afastamento.
Apesar dos acontecimentos negativos e problemas judiciais, o ano foi bastante proveitoso em termos de competitividade.
Quesito também marcante na Fórmula Truck, que viu o bicampeonato de Felipe Giaffone, em uma emocionante disputa com o companheiro de equipe Valmir Benavides e Roberval Andrade. Sempre vivo nas disputas, Wellington Cirino fechou o ano na quarta colocação.
