Retrô 2009: Nos EUA, destaque para Johnson e Franchitti

Nas pistas da mais badalada categoria do lado de cima das Américas, ninguém fez mais bonito do que Jimmie Johnson. Quatro vezes campeão da NASCAR, o piloto ainda faturou o prêmio de melhor esportista do ano pela a “AP” – principal agência de notícias dos EUA.

Ao longo do ano, o piloto garantiu sete vitórias e o pior resultado aconteceu no Texas, com um 38º lugar, após um acidente com Sam Hornish Jr. O vice-campeão foi Mark Martin, com Jeff Gordon fechando em terceiro.

Nos monopostos, mais precisamente na Fórmula Indy, destaque para a disputa entre o trio Dario Franchitti, Scott Dixon e Ryan Briscoe. O campeonato, decidido de forma emocionante na última corrida do ano, em Homestead, consagrou pela segunda vez Franchitti.

Para os brasileiros, uma mistura de sentimento: decepções dentro das pistas, drama fora delas, e, claro, conquistas. O ano foi de Helio Castroneves. Depois de longo período de idas e vindas aos tribunais norteamericanos, acusado de sonegação de impostos, e perder o início da temporada, Helinho voltou ao posto no Penske e faturou pela terceira vez as 500 Milhas de Indianápolis. Comoção poucas vezes vista na história do automobilismo depois do triunfo. No alambrado, a vibração de quem, como o mesmo resumiu, “se viu de volta a vida”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.