Por Gustavo Ellero
“Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e Av. São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas…”
Enfim uma boa notícia para o automobilismo brasileiro, paulista e paulistano. A etapa brasileira da Indy em 2010 será em São Paulo. A notícia foi anunciada quarta-feira, pelo prefeito Gilberto Kassab.
A “selva de pedra” paulista não estava nem entre as concorrentes, porém Ribeirão Preto foi logo descartada, Salvador não teve forças para fazer um bom projeto e o desencontro de objetivos entre o prefeito Eduardo Paes e o dirigente Carlos Gancia tiraram do Rio de Janeiro a etapa, que já até tinha sido anunciada pelos cariocas.
O que eu achei mais interessante foi o fato de ser um circuito de rua, o traçado ainda não foi definido, porém já podemos comemorar, pois pelo menos uma parte da cidade será pavimentada corretamente. Brincadeiras a parte é uma ótima iniciativa, pois agora temos os dois maiores eventos automobilísticos do mundo em SP.
A etapa irá abrir o campeonato da Indy dia 14 de março, não foram divulgados muitos detalhes sobre o projeto nem as ruas que farão parte do traçado. São fortes os rumores que colocam a região do Anhembi e a marginal como parte do circuito, porém nada está definido.
Segundo Kassab serão investidos cerca de R$ 12 milhões, dos cofres públicos, ou eventualmente (como ele mesmo colocou), da iniciativa privada. Bom, se forem investidos R$ 12 milhões e o retorno for o dobro, aí tudo bem, o problema é se isso não acontecer. Mas, acredito que as empresas irão investir no evento, afinal de contas só em publicidade já da para ganhar um bom dinheiro.