Por Victor D. Berto
Você provavelmente já juntou um grupo de amigos, foi a um kartódromo e se divertiu com belos pegas. O que eu vi no último fim de semana é algo um pouco maior, digamos que para “gente grande”. Ao invés de um simples kartódromo, um autódromo e, no lugar dos karts, belos Porsches preparados para correr.
Isto é a Porsche GT3 Cup Brasil. Um evento que não envolve somente o esporte, mas também familiares e convidados dos que estão na pista. Os boxes são repletos de pessoas que acompanhavam a movimentação da preparação dos pilotos e aproveitando os confortos que o evento oferece: lounges, lojas e um belo restaurante. Assim, o ambiente torna-se aconchegante e você às vezes esquece que haverá uma corrida ou que há um campeonato a ser decidido.
Em horários permitidos, há crianças correndo para lá e para cá, as crianças maiores, vulgo adultos, contemplando as máquinas expostas, sejam elas o último lançamento da marca ou o mais antigo deles.
Quando é chegada a hora, os pilotos, que não tem grande histórico no automobilismo, mas estão ali para passar o seu tempo e fazer o que gostam, como muitos de nós fazemos em kartódromos, entram em seus carros e vão para a corrida.
Diferente do que costumamos ver em diversas categorias em que os pilotos são experientes, porém parecem mais brincar de carrinho de bate-bate, a corrida é em sua maior parte limpa e disputada, mas com toda a cordialidade que cada um deles tem fora da pista.
Quando os seis primeiros sobem no pódio são suas namoradas ou esposas, às vezes junto com seus filhos, que lhes entregam os troféus, em um clima bem familiar, para encerrar a festa.
Atualmente, as arquibancadas não são liberadas, mas, para 2010, está nos planos da categoria comercializar ingressos para que o público possa ver mais de perto as corridas. Aliás, não é só isto que a Porsche GT3 Cup Brasil promete para o próximo ano. Uma coisa, que mesmo sem prometerem, tenho certeza que teremos, são belas disputas e dias agradáveis.
