Vôo Sobre Rodas: O Camaleão das Pistas

Por Gustavo Ellero

Um excelente piloto com uma excentricidade camaleônica. Assim é a definição que faço da Valentino Rossi, um dos maiores, senão o maior piloto de moto da historia da motovelocidade. Nove vezes campeão mundial sendo que seis foram na Moto GP, uma na extinta 500cc, outro nas 125cc e 250cc.

No dia 25 de outubro, no grande prêmio da Malásia, o italiano conseguiu de forma antecipada seu segundo titulo consecutivo na Moto GP. Não deu para o oponente de 2009, o espanhol Jorge Lorenzo, que na verdade ainda precisa melhorar muito para ser campeão. Quem sabe o ano que vem Lorenzo não amadureça mais.

Voltando a história do Rossi, sempre foi um piloto que levou a irreverência ao mundo quase sempre fechado e “marrudo” das corridas, sempre mostrou um temperamento forte com declarações um tanto quanto “apimentadas”. Em 2002 chegou a trocar socos com seu compatriota Max Biaggi.

Seu estilo excêntrico é transportado para a forma que pilota nas pistas, filho de piloto, usa o número 46 em homenagem ao seu pai, que, também, corria com motos. Aos 30 anos, o italiano das pistas que vai continuar correndo por um bom tempo. De vez em quanto ainda acontecem uns “flertes” com a Fórmula 1, mas na minha opinião é “cada um no seu quadrado”, ele é o melhor na moto então fique sobre as duas rodas.

Agora o ano vai terminado, os campeões vão aparecendo, alguns novos e outros já figurinhas carimbadas. Semana passada eu falei do Loeb, campeão no rally, Dário Franchitti, na Indy, hoje o escolhido foi o Rossi. Ainda virão outros campeões em 2009, é esperar para ver.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.