Por Gustavo Ellero
Domingo (25) foi um dia muito interessante, tivemos as duas categorias mais famosas do Brasil com etapas no Sul, cada uma com seu horário na TV Aberta, tudo para registrar a festa. A Stock Car e a Fórmula Truck, dois eventos com muito confete, mas como dificuldades parecidas.
Todos sabem que apesar do grande apelo publicitário, as equipes da Stock Car têm muitos problemas financeiros. Tivemos o caso da Amir Nasr Racing que perdeu patrocínio e a Action Power que depois de um acidente se retirou do campeonato, casos que mostram a fragilidade de todo o espetáculo. Tirando que alguns pilotos tornam-se verdadeiros “lacaios” de seus patrocinadores, sendo obrigados a ir até a arquibancada do patrocinador logo após a corrida, tudo para fazer jus ao dinheiro aplicado em sua equipe.
Hoje quando a corrida da Fórmula Truck acabou o paulista Roberval Andrade, que foi o vencedor da prova, desabafou no rádio juntamente com sua equipe. O piloto agradeceu a todos e disse que a vitória serviria para mostrar o trabalho e o reconhecimento do esforço de todos, a garantia do emprego dos funcionários. Para quem não sabe, o paulista teve a perda de alguns patrocinadores no começo do ano e passou por momentos difíceis.
Outra coisa que me deixa abismado é o número de competidores na mesma categoria, tanto a Truck quanto a Stock estão na casa dos 30 competidores (Stock 34 carros e Truck 26 caminhões), são veículos grandes e na primeira curva sempre tem algum toque, por isso, que a maioria das etapas ficam mais em bandeira amarela do que em disputa. Um verdadeiro show de pilotagem na grama, na brita, nas áreas de escape, sem falar em acidentes mais sério. Não é o que queremos para o nosso automobilismo.
Bom, nossos pilotos são verdadeiros gladiadores, a maioria das equipes tentam “tirar leite de pedra”, os organizadores fazem o que tem que fazer chamam a atenção da mídia e consequentemente do povo. Porém, falta um apoio mais consistente para dar autonomia as equipes e isso só deve acontecer com seriedade no esporte.
Apêndice:
A Pick up Racing na etapa em Santa Cruz do Sul terminou com bandeira amarela devido a batida entre Rafael Iserhard e Thiago Riberi.
Iserhard foi literalmente jogado para fora da pista por Riberi, isso na reta dos boxes. Rafael levou a pior bateu em um carro que estava parado fora da pista e depois no muro. Ironicamente o carro parado fora da pista era de seu companheiro Douglas Soares, mas a dúvida que não quer calar é o por que de aquele carro estar parado ali, já que Douglas havia abandonado nas primeiras voltas.
Felizmente não aconteceu nada de mais grave com o piloto, pois poderia ter acontecido uma tragédia ocasionada pela má condução do Riberi e a omissão da direção de prova que não retirou o carro quebrado da área de escape.
Depois da prova Thiago Riberi deu uma entrevista dizendo que não teve culpa no acidente. Eu humildemente peço para ele assistir o VT da corrida, pois eu não fui o único a ver que ele jogou seu companheiro de trabalho para fora da pista.