Por Gustavo Ellero
E já que o último final de semana foi todo voltado para o autódromo de Interlagos, eu não poderia deixar de dar meus “pitacos” sobre a Fórmula 3 Sul Americana e a Prosche Cup, que foram as preliminares e esquentaram ainda mais o público que mais tarde iria ver uma F1 repleta de emoção e com um final não muito bom para os brasileiros.
A F3 teve sua etapa do sábado cancelada por falta de iluminação natural na pista, porém no domingo os motores roncaram e nada impediu que o líder do campeonato Leonardo Cordeiro vencesse. Logo na largada o piloto da Cesário Fórmula ultrapassou o pole Henrique Lambert, depois disso Cordeiro não teve problemas em pilotar mesmo com a pista um pouco escorregadia. A prova foi marcada por grandes disputas e alguns toques.
Na verdade ser preliminar da F1 foi o ponto mais alto da F3 em 2009. A categoria quase não largou nesse ano por problemas financeiros, não teve apelo publicitário, passou longe das transmissões em TV Aberta, até as notícias foram dadas de forma precária pela mídia. Para quem acompanha minha coluna pode até achar redundante eu sempre chamar a atenção para a F3 e algumas outras categorias menos favorecidas, mas é que chega a ser deprimente ver uma divisão que já revelou tantos bons pilotos vivendo momentos tão difíceis.
Já na Posche Cup Miguel Paludo conseguiu a pole e o campeonato, tudo isso já no treino de classificação que foi realizado sábado. No domingo o gaúcho não teve a mesma sorte e acabou abandonando a prova, mas isso não é nada para quem se tornou o único bi campeão da categoria. O vencedor da prova dominical tem um sobrenome muito familiar para os viciados em automobilismo, Léo Burti conseguiu a primeira vitória do ano. A prova correu sem muitos problemas, foram alguns toques, disputas bacanas, sem dúvida foi uma etapa de gala para a rica Porsche.
E assim mais um final de semana em Interlagos terminou, boas corridas e um grande público que sempre da um show nas arquibancadas. Espero que a exposição das categorias preliminares (em especial a F3) tenham rendido bons frutos financeiros, publicitários e afins.