In-Gryd: Mas, hein?

Por Ingryd Lamas

“As regards Fernando Alonso, the World Motor Sport Council thanks him for cooperating with the FIA’s enquiries and for attending the meeting, and concludes that Mr. Alonso was not in any way involved in Renault F1’s breach of the regulations.“

Esse paragrafo está no “Release/Veredicto” da FIA, e é a única informação que temos sobre Alonso, a única vez que seu nome é citado e de forma completamente parcial.

Alguém me diz, como é que Alonso pode não estar envolvido, se o foi o único beneficiado com toda a quebra do regulamento?

Como é que ele cooperou com o inquérito, se disse mais uma vez que não sabia de nada?

Se o resultado de todo esse escândalo deixou a desejar? Bem, acho que apenas isso, não traduz exatamente o veredicto.

Mais uma vez, uma punição “não punição”, a equipe Renault F1 será apenas punida caso cometa algum outro erro tão grave como este, assim sendo, será banida do esporte. Toda essa vigilância durará apenas dois anos.

Claro, depois disso, tá “tudo liberado”, quem quer que seja o piloto novato, pode bater novamente, por que o prazo de dois anos terá sido extinto, e o máximo que sofrerão, é mais uma “punição não punição”.

Briatore banido, completamente, e nisso foram bem incisivos: Flavio Briatore está COMPLETAMENTE excluído de quaisquer atividades que tenham ligação com a Federação Internacional de Automobilismo, gerir carreira de pilotos, possuir ou gerenciar equipes, qualquer campeonato, modalidade ou categoria que esteja dentro das cercas da FIA, até mesmo assistir as etapas de perto, nadica de nada sobrou pro italiano.

Falta? Não, não fará nenhuma.

Pat Symonds sofre por cinco anos as mesmas penalidades de Briatore. Sendo considerado culpado e mentor da conspiração, porém, aliviado em sua punição porque disse se tratar de uma vergonha eterna, pobrezinho…

E a FIA, tão bondosa…

Nelsinho completamente imune, não recebeu nenhum tipo de punição, por ter entregado toda a farsa ao Conselho, como já se sabia, até aí, nenhuma novidade.

Durante a última semana, muitas informações e análises vieram à tona, um das quais dava conta de que Nelson-pai, apenas soube da história toda alguns dias depois da etapa de Cingapura em 2008, que teria ficado por dois meses sem falar com o filho, e que já (ou ainda) na etapa do Brasil do ano corrente, teria procurado a FIA para fazer a denúncia, e como agora é claro, foi completamente ignorado, e a informação guardada a sete chaves pra quando precisasse ser usada.

Outras “teorias” dão conta de que Mosley está completamente envolvido no fato de ignorar, e no fato de trazer à tona novamente, e nos diferentes níveis de punições.

Este é o ponto.

É muita coisa estranha, e alguns outros “detalhes” que passaram ignorados.

Flavio, que teve seu nome citado como um dos que tornaram populares os vídeos sadomasoquistas de Max Mosley, sempre tido como um osso muito duro de roer dentro do paddock, e com fama de alguém não muito honesto, foi o mais penalizado, tendo sido banido do esporte para sempre, praticamente o único penalizado.

Pat terá seus cinco anos de suspensão, que podem vir a ser uma dádiva, ótimo para “apagar” o fato da memória de todos, se a vergonha era eterna, pode ser que ela dure o tempo que Symonds estiver recluso.

Nelsinho, por entregar Flávio, dando assim a única cabeça que lhe interessavam em cima de uma bandeja, foi completamente absolvido, ao menos pelas leis do Conselho, do resto, só saberemos em alguns meses.

A equipe Renault, foi punida, mas de mentirinha, tipo “pegadinha do Mallandro”.

E os dois fatos que mais me chocam:

1- os pontos da equipe não foram sequer retirados e a vitória, continuou existente, ao que consta, não foi caçada, Alonso continua o vencedor do primeiro Grande Prêmio noturno da história, aquele, em Cingapura, mesmo depois de toda a sujeirada;

2- Fernando ser COMPLETAMENTE inocentado de uma ação mafiosa que lhe favoreceu diretamente, e que se não tinha o conhecimento dos planos, teve o conhecimento dos fatos consumados certamente.

Fernando Alonso, que curiosamente está envolvido nos dois últimos grandes escândalos da categoria, e desta vez, curiosamente deixado completamente de lado, intocável, mesmo o nome, como se citá-lo mais de uma vez no documento oficial, sujasse a honrosa graça do Príncipe das Astúrias.

Parece que no meio de tanta sujeira, conseguiram envolver ainda mais sujeira.

E que na verdade, apenas um bandido estava sendo caçado, o resto, “serviu tudo” de bode expiatório.

Neste circo que cada vez mais faz jus a sua alcunha, nada do que parece, é na verdade, o tapete vermelho do picadeiro foi trocado pelas calças de cetim quase transparentes dos palhaços, onde só não vê quem não quer.

Foi dada a largada para a dança das cadeiras dos integrantes da trupe, com um desqualificado logo de cara, outro de castigo, e aquele que interessava aos caras mais velhos da turma, exatamente onde deveria estar, imune, puro, e intocável, rosso de tanto pudor.

E mais uma vez, só não vê quem não quer.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.