Coluna Treino Livre: A vez de Barrichello

Por Sérgio Tarcitano

Rubens Barrichello disputa sua 17ª temporada. Foi vice-campeão em 2002 e 2004 e é o piloto com o maior número de Grandes Prêmios disputados na categoria. Muitos apostavam que ele não teria lugar nesta temporada, que estava aposentado ou em fim de carreira. Mas Rubens está aí. Melhor do que nunca, mais motivado e com um carro super competitivo. Enfim, esta é, em toda a sua carreira, a melhor chance de conquistar o tão sonhado título. Não digo isso só por gostar do piloto, digo pelo atual estado de motivação em que ele se encontra. Ao contrário do seu principal adversário, Button, o brasileiro está acreditando no título e, principalmente, a equipe também já considera esta possibilidade diante do declínio de rendimento do piloto inglês.

E como eu não poderia deixar de fazer… Fui ver como foi o desempenho dos dois pilotos da Brawn nos últimos GPs da Itália. Levantei os dados a partir de 2000, ano de estréia de Button, e nas nove últimas provas disputadas Rubens Barrichello tem melhores resultados, pontuou em 5 oportunidades, foram 4 podiuns, sendo duas vitorias, um segundo lugar e um terceiro. Já Button subiu ao podium uma só vez com um terceiro lugar e pontuou também em 5 oportunidades, além do terceiro lugar já citado foram dois quintos e dois oitavos lugares. Mas Button leva vantagem na comparação dos 3 últimos anos, quando os dois pilotavam carros iguais, o Inglês chegou a frente do brasileiro todas as vezes, em 2006 5º X 6º , em 2007 8º X 10º, e em 2008 15º X 17º. Mas Monza é Monza, e lá o resultado nunca é previsível. Ainda bem.

O escândalo Renault/Piquet para mim não foi novidade nenhuma, aliás, o escândalo foi, mas o fato não. Em minha coluna, na época, eu falei que o acidente foi suspeito e que tanto Alonso como Briatore eram capazes de tal atitude (não se esqueçam que Briatore era o chefe de Michael “Dick Vigarista” Schumacher no início da carreira e foi um excelente professor…). E Alonso diz que foi surpreendido ao saber que o acidente foi provocado… Coitadinho, tão inocente…



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.