Por Gustavo Ellero
Foi lançada na semana passada a Racing Festival (bonito nome), em 2010 mais duas categorias serão criadas a Fórmula Future Fiat e o Trofeo Línea Fiat para os carros, e a 600 Super Sport para motos, mas eu quero falar só das duas primeiras. O projeto tem como base possibilitar que futuros pilotos recém saídos do Kart, consigam através de um baixo custo ingressar na carreira com um material de ponta antes de ir para a Europa.
Pô, bacana, né? Agora os problemas do nosso automobilismo acabaram, era exatamente o que precisávamos. Será que em algum momento, alguém pensou que existem categorias que estão totalmente perdidas, sem dinheiro, sem público, quase sem carro para correr? A Formula 3 Sul-Americana é uma delas, tão tradicional e sem apoio, com poucos carros no grid, calendário reduzido e cotas mínimas de TV (para não falar zero).
Querem baratear o custo para aquele piloto que estão afim de correr, mas não tem condições. Perfeito, acho muito legal, a idéia é ótima, mas com isso outras categorias que já estão ruins das pernas ficarão piores. Por que não fazer um acordo para elevar as categorias que já estão acontecendo? Os pilotos precisam de ajuda, mas o campeonato também. A impossível pensar que não existe nenhum responsável que enxergue isso.
Não tenho mais o que falar, já temos muitas categorias que são integrantes do CEP (Categorias Esquecidas pelo Público), o que vai acontecer agora caso não exista apoio aos outros campeonatos é a extinção plena. Por enquanto a Fiat está apoiando a Racing Festival, mas quantas outras montadoras já não entraram no automobilismo brasileiro, fizeram um super carnaval e depois saíram, a própria Fiat já fez isso.