Por Sérgio Tarcitano
Faltando cinco etapas para o final do campeonato, ao contrário do que imaginávamos com o início arrasador de Jenson Button, ainda não temos o campeão definido. É verdade que Button ainda é o líder com uma boa vantagem de pontos. Mas seu desempenho nas últimas etapas, aliado ao equilíbrio entre as equipes, que acabou com a supremacia da Brawn, nos leva a torcer para que ainda tenhamos algumas emoções até o final da temporada.
Como gosto de levantar dados estatísticos tentei projetar como ficaria o campeonato se os resultados nas próximas quatro etapas, até o GP do Brasil, fossem os mesmo de 2008. O problema é que Barrichello e Button corriam (se arrastavam…) pela Honda e não dá para comparar o desempenho.
Como os resultados do ano passado em nada se parecem com os resultados deste ano, e na segunda metade da temporada os desempenhos estão bem parecidos (apenas Button não tem ido bem), fiz uma projeção atribuindo para as próximas 5 etapas a mesma pontuação obtida nas últimas 5, e deu pra ver que apesar de Button estar com um desempenho pior entre os supostos postulantes ao campeonato, a pontuação conseguida no início do ano lhe garantiria o título: Button 83, Barrichello e Vettel 77 e Webber 75.
Para que serviu isso tudo? Para ter certeza que se Barrichello, Vettel ou Webber quiserem conquistar o título deste ano terão que fazer bem mais do estão fazendo, pois do jeito que está indo, mesmo com Button tão ruim, o título irá mesmo para o inglês…
Considerei apenas os principais na tabela de classificação. Porém, com 50 pontos ainda em jogo o campeonato está aberto até para Raikkonen, Rosberg, Hamilton e Trulli, o oitavo na classificação.
Não vou comentar sobre o caso do acidente do Nelsinho, pois falei sobre isso na época e me chamaram de doido… Vamos esperar pra ver o que vai dar.