Por Gustavo Ellero
Depois da tempestade vem a Bonança! Correto? Tivemos um final de semana agitado em Kentucky na décima segunda etapa da Fórmula Indy. Primeiro os treinos classificatórios foram cancelados por causa da forte chuva que caiu, e foi com risco de cancelamento da prova que os carros entraram no grid e fizeram uma corrida com um final emocionante.
Quem venceu a etapa foi Ryan Briscoe da Penske, mas por muito pouco Ed Carpenter não consegue sua primeira vitória, pela diferença de um bico, juntamente com Tony Kanaan e Hélio Castro Neves eles duelaram até o fim. O brasileiro da Andretti Green chegou a liderar por uma ou duas curvas, mas as Penkes estavam muito acertadas e o carro da Vision em uma das raras vezes também fez bonito. As últimas voltas foram emocionantes com trocas de posições a cada curva nas quatro primeiras posições. No final ficou assim Briscoe, Carpenter, Kanaan e Helinho.
Bom, mas além da pista ter esquentado bastante, outra informação que veio refletir aqui em nosso país foi o anuncio do Brasil como dono da etapa de abertura da temporada de 2010 da Indy. Três cidades disputam a etapa Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro, lembrando que os cariocas serviram de sede até o ano 2000. Ribeirão Preto tem forte apoio por ser o berço do Etanol e para Brasília a etapa coincidiria com a comemoração dos 50 anos da fundação da cidade. Indepentende da cidade escolhida foi uma grande notícia para nós brasileiros que merecíamos.
Daqui um ano praticamente ninguém vai se lembrar do final dessa corrida, muito menos que foi feito em Kentucky o anuncio do Brasil como país sede para uma etapa em 2010, mas com toda certeza a etapa desse final de semana pode ter marcado a temporada 2009 e a história da Indy, pois o vencedor Ryan Briscoe conseguiu a liderança do campeonato e pode ser campeão e a etapa brasileira pode ter entrado no calendário para nunca mais sair.