Coluna Treino Livre: Corrida fora das pistas

Por Sérgio Tarcitano

Enquanto muita gente acha que as corridas estão sem graça, fora das pistas a Fórmula 1 este ano não esta nada monótona. Se no início do ano alguém me falasse que o campeão mundial só conseguiria vencer na 10ª etapa da temporada, e assim mesmo seria um resultado meio que inesperado; Que as equipes se uniriam a ponto de cogitar a criação de um novo campeonato; Que Jenson Button, o piloto que menos pontos fez em 2008, lideraria com folga o campeonato, ganhando quase todas as provas do ano; Que Michael Schumacher voltaria a disputar uma prova; Que Mark Webber teria na corrida o mesmo desempenho que tem nos treinos… Dava pra acreditar?

O acidente de Massa chama a atenção de todos para a questão segurança. E apesar de eu concordar que o capacete salvou a vida do piloto, eu acho que o equipamento deveria ter feito muito mais. O fato de resistir até a um tiro de pistola só serve se for pra usar em uma guerra, ou em alguns locais do Rio e de São Paulo.

No acidente que vitimou Henry Surtees o capacete também falhou. O equipamento pode deformar o tanto que for pelo lado de fora, e não pode, em hipótese alguma, alterar ou diminuir o espaço interno e nem permitir que algum objeto penetre sua estrutura. Um pneu o deforma e um pedaço de ferro também… Afinal, o capacete resiste a que?



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.