Através do tempo: Adeus, Henry Surtees

Por Ylan Marcel

Não é fácil para quem curte o automobilismo se deparar com uma tragédia dessas. A morte de Henry Surtees no último domingo, durante a segunda bateria da etapa de Brands Hatch, na Inglaterra, válida pela Fórmula 2, marejou os olhos de todos. Um acidente incomum, que poderia ser evitado. Uma morte besta, enfim.

Essa coluna costuma abordar o passado da Fórmula 1. Porém, abro uma exceção para falar da carreira do jovem Surtees até sua chegada na Fórmula 2.

Henry era filho de John Surtees. Curioso notar que minha última coluna foi sobre o campeão da Fórmula 1 em 1964. Ele também foi multicampeão no motociclismo e é, até os dias de hoje, o único a conseguir triunfar nas duas e nas quatro rodas.

Seu filho, nascido em 18 de fevereiro de 1991, em Surrey, na Inglaterra, competia de karts desde pequeno. Começou no automobilismo em 2006, na Fórmula BMW. Terminou a temporada na sétima posição no geral, sendo vice-campeão na Rookie Cup (Estreantes). Defendeu aí a equipe Ginetta GT Juniors.

No ano seguinte, conquistou uma pole em Thruxton, uma vitória em Donnington Park e duas melhores voltas (Rockingham and Snetterton). Competindo pela poderosa Carlin Motorsport, sua temporada foi marcada por punições e uma desclassificação em Oulton Park.

Em 2008, passou a competir na Fórmula Renault, na equipe Manor. Terminou a temporada na modesta 12ª posição, mas obtendo um pódio no tradicional circuito de Silverstone.

Também disputou a Winter Series (Temporada de Inverno) desta categoria, perdendo o título para James Calado.

Ainda em 2008, disputou a rodada dupla final da temporada da Fórmula 3 Inglesa, em Donnington, pela Carlin. Conquistou uma vitória e um segundo lugar na National Class, demonstrando evolução e um grande potencial.

Enfim, em 2009, aderiu a nova Fórmula 2. Competia com o carro de número 7 e, além de uma pole-position em Brno, na República Tcheca, conquistou um pódio, na etapa de sábado em Brands Hatch, dia anterior à sua morte.

Esta coluna é minha singela homenagem a um menino de 18 anos, que dedicou toda uma vida por um sonho que, em parte, foi realizado.

Parabéns, Henry Surtees!

Um grande abraço e até a próxima semana.

Ylan Marcel

www.motorizado.wordpress.com



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.