John Surtees já era um piloto consagrado quando resolveu trocar as motos pelos carros. Depois de dominar o mundial de motovelocidade na segunda metade da década de 50, trocou as duas rodas pela Fórmula 1 em 1960.
O britânico, além de conquistar os títulos das 350cc entre 1958 e 1960, também triunfou nas 500cc em 1956-58-59-60. Um total de sete títulos nas motos era o bastante para Surtees buscar novos rumos em sua carreira.
Com 26 anos recém-completos, ainda dava tempo para se adaptar e ganhar o mundo das quatro rodas. E ele o fez. Em 1959 teve seus primeiros contatos com carros de Fórmula 1. Testes com as equipes Vanwall e Aston Martin mostraram que o jovem também poderia brilhar nas “baratinhas”.
No GP de Mônaco de 1960, a bordo de uma Lotus, largou para seu primeiro Grande Prêmio. Em 15º no grid, sua corrida não durou mais que 17 voltas. Teve de abandonar com uma falha no câmbio do carro.
Na corrida seguinte, assinalou o segundo lugar em Silverstone, na Inglaterra. Também marcou uma pole-position, neste mesmo ano, em Portugal. Surtees tinha talento e só precisaria de um bom carro para ser campeão.
Contratado pela Ferrari em 63, foi campeão no ano de 1964, após um dramático GP do México, que fechava aquela temporada.
No meio do campeonato de 66, brigou com a direção da Scuderia e se mandou para a Cooper, equipe que já tinha defendido em 61.
Em 67, nova equipe. A Honda seria a casa do britânico por dois anos e uma vitória seria conquistada no GP da Itália. Em fim de carreira, passou por BRM e McLaren. Sem conquistar resultados expressivos, fundou seu próprio time, a Surtees Racing Organisation.
Curiosamente, neste momento a equipe BRM voltou a ser vencedora. Estava claro que Surtees já não acompanhava mais o ritmo dos pilotos de ponta. Até que em 1972, disputou uma única corrida e se retirou da categoria.
Nos dias atuais, o ex-campeão cuida da carreira de seu filho, Henry Surtees, que chegou, inclusive, a vencer a etapa de domingo da Fórmula 2, na semana retrasada, em Brno, na República Tcheca.
O DNA vencedor dos Surtees segue seu caminho de glórias, pelo menos nas quatro rodas.