Coluna Treino Livre: O Fim da Fórmula 1?

Por Sérgio Tarcitano

As principais equipes da F1, McLaren-Mercedes, BMW Sauber, Renault, Toyota, Brawn GP, Ferrari, Red Bull e Toro Rosso, integrantes da FOTA (Associação das Equipes de Fórmula 1), decidiram rompes com a Federação Internacional de Automobilismo e criarão um campeonato paralelo.

Segundo a FOTA, reunida nas instalações da Renault em Enstone, Inglaterra, “As equipes não tem alternativa a não ser começar a preparar um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e de seus parceiros”… “Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regras, encorajará os iniciantes e trará vantagens para os fãs, como ingressos mais baratos, em todo o mundo”.

A briga começou com a divergência sobre o regulamento de 2010. A FOTA não aceitou, entre outras coisas, a restrição orçamentária de 46 milhões de euros de gastos por equipe/ano, imposta pela FIA.

O presidente da FIA, Max Mosley, quando viu que o bicho ia pegar, até que anunciou a possibilidade de ampliar esse teto orçamentário de 46 para 100 milhões de euros, para 2010… Mas, pelo jeito… não aceitaram.

Todos nós já conhecemos uma pessoa que acredita ter mais poder do que realmente tem. E o fim é esse mesmo. O camarada acha que pode tudo, quer “peitar” a tudo e a todos, pois ele é o poderoso. Agora nós teremos um campeonato com Ferrari, BMW, Toyota, McLaren, Renault, Toro Rosso, Red Bull e outro com Force India e etc… Qual campeonato vocês acham que eu vou acompanhar?



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.