Por Sérgio Tarcitano
Depois da sexta vitória em sete provas não há mais nada a fazer com relação ao título. É de Jenson Button. Então, nos resta especular sobre o vice… E olha que, apesar da superioridade da Brawn, a briga está animada. A dupla da RBR encostou de vez em Rubens Barrichello, o então vice. Barrichelo tem 35 pontos, contra 29 de Vettel e 27,5 de Webber.
Como o desempenho de Rubens Barrichelo está muito abaixo do desempenho de seu companheiro de equipe, que está sobrando na turma, me perguntei como estaria o campeonato sem Button. Excluindo o inglês da pontuação, como estaria o campeonato? E não é que estaria bem interessante. Na briga pela liderança nenhuma novidade, lógico, Barrichelo 43,5 pontos, Vettel 34, Webber 33 e Trulli 25. No segundo pelotão é que ficaria bem disputado, Glock 18, Rosberg 17, Alonso 16, Massa 14,5, Raikkonen 13 e Hamilton 12,5. E as vitórias estariam bem melhor distribuídas, Barrichelo 3, Vettel 2, Webber e Heidfeld com uma cada. Não estaria mais interessante assim? Talvez, mas Button não iria gostar nada…
Desde o início da temporada eu estou dizendo que as equipes iriam evoluir e diminuir a diferença para a Brawn. Realmente encostaram, mas só na Brawn de Barrichelo, pois são duas equipes diferentes. Uma com falhas, erros de estratégia e problemas mecânicos de câmbio e freio, e outra, perfeita, nenhum problema mecânico e estratégias perfeitas…