Por Ylan Marcel
O mundo anda embasbacado com a performance de Jenson Button nas primeiras corridas da temporada 2009 da Fórmula 1. São seis vitórias em sete provas, algo muito difícil de conquistar num mundo tão competitivo como o do automobilismo.
Se olharmos para trás, veremos que o último piloto a obter um domínio semelhante foi Michael Schumacher, em seus tempos de Ferrari. Não foram poucas as temporadas as quais o alemão venceu com relativa antecedência. Porém, o ano de 2004 me parece bem emblemático.
Lá, Schumi conseguiu 12 vitórias em 13 disputas o que, em minha opinião, é uma seqüência que jamais será batida. No entanto, o início da atual temporada de Button é superior.
Em 2004, Schumacher abandonou a etapa de Mônaco, a única da série que não conseguiu triunfar. Já Button obteve um terceiro lugar na China, onde também falhou em vencer.
Apesar da distância de cinco anos entre os feitos, bem como a série de modificações técnicas que a Fórmula enfrentou neste período, existe um detalhe que parece ter se importado pouco com tudo isso: o talento de Ross Brawn em produzir carros vencedores.
O BGP001, assim como o F2004, é uma máquina perfeita. Anda bem em todos os tipos de pista, cuida bem dos pneus e permite a seus pilotos extraírem o máximo da performance.
Se lembrarmos que há cinco anos ainda vigorava na categoria uma política de “guerra de pneus”, podemos enaltecer ainda mais esse carro da Brawn. Em 2004, os pneus Bridgestone eram superiores aos concorrentes da Michelin e permitia a Ferrari sobrar na turma. A realidade atual é diferente. A Bridgestone é fornecedora única e, se uma equipe anda ocupando a posição de destaque, é porque está se sobressaindo em outras áreas.
Assim sendo, é impossível deixar de fazer certas comparações. Jenson Button vem fazendo algo semelhante ao que Michael Schumacher fez em 2004. O alemão, considerado por alguns como o melhor piloto de todos os tempos, vem tendo suas performances dominadoras igualadas.
Daí a pergunta: era Schumacher quem fazia a diferença ou Ross Brawn que permite a seus pilotos brilharem com projetos maravilhosos?
Fico com a segunda opção.
Um grande abraço e até a próxima.
Ylan Marcel
www.motorizado.wordpress.com