Coluna Mundo Veloz: O campeonato acabou?

Por Carlos Garcia

– Não é a primeira vez que falo sobre o assunto por aqui. “A Fórmula-1 da nova geração” acabou um pouco rápido. Ainda é bonitinho ver a Brawn GP ganhando todos os GP´s e ainda há no ar um certo tom divertido em acompanhar essa cena, mas o campeonato ficou chato.

– Por uma sorte ainda maior não foi possível à Bernie Ecclestone ver um campeonato decido a favor do piloto que conquistasse o maior número de vitórias. Caso isso acontecesse Button provavelmente já comemoraria o fato de precisar apenas torcer para que 4 pilotos diferentes vencessem a próxima corrida. Isso lhe daria seu primeiro título mundial.

– De qualquer forma sua conquista já está praticamente assegurada, mesmo a temporada não tendo sequer chegado à sua metade. Jenson talvez nem faça mais questão de ganhar corridas, embora elas insistam em continuar aparecendo, pois com 26 pontos de diferença para o vice-líder do mundial, o seu companheiro Rubens Barrichello, em dificuldades para conseguir bons resultados as coisas vão muito bem para o piloto.

– Quem melhor definiu a situação foi Felipe Massa, de forma visionária, após o final do Grande Prêmio da Espanha. O brasileiro da Ferrari jogou a toalha com relação à disputa do título afirmando que, mesmo que alguém comece a ganhar todas as corridas o inglês não deixaria de pontuar, é o que deve acontecer.

– Bernie Ecclestone já reclama. Acostumado a três campeonatos extremamente equilibrados (2006, 2007 e 2008) ele, assim como nós, não esperava que esse domínio fosse a tônica da temporada.

– Ross Brawn foi capaz de projetar um tanque de guerra dos mais velozes, que sofre com problemas mecânicos em condições normais e não perde desempenho quando alguns revézes aparecem, como toques sofridos por Barrichello na Austrália e agora na Turquia. Mas além do chefe da equipe, alguns culpados podem ser apontados para o fracasso da competitividade na atual temporada. Ferrari e McLaren tendo projetado carros que não nasceram bem, um regulamento completamente novo que colocou alguns times em maus lençóis e a disputa fora da pista entre Federação e equipes são os principais elementos.

– Agora é hora de ver Button bater recordes da categoria, em situação similar ao que viviamos com Schumacher tempos atrás. O líder do mundial igualou o melhor início de temporada da história, junto com Schumacher e Jim Clark, com 6 vitórias em 7 corridas.

– Com o que poderemos nos contentar a partir de agora? Com boas corridas? Vitórias escassas de nossos pilotos preferidos? Abandonos de Button? Ou será que é cedo para desistir do campeonato? Essas respostas não aparecerão em breve, as duas próximas etapas não nos provarão nada. Isso torna um pouco mais difícil que tenhamos uma visão otimista das coisas.

– Continuaremos todos acompanhando todos os detalhes da temporada, cada lance, cada ultrapassagem, cada vitória e derrota, mas já um pouco saudosos do recente – que parece tão distante – equilíbrio dos últimos campeonatos.

E mais…

– Button em estado de graça, com tudo dando certo para ele, e Barrichello vivendo momento completamente oposto. Onde teve a maior chance de bater Jenson, ele viveu sua pior corrida no ano onde mal largou e depois errou, errou e errou;

– Segue difícil também acompanhar a situação de Massa e Hamilton no atual campeonato. Os dois protagonizaram a maior disputa de história da categoria e agora amargam maus resultados. A diferença é que enquanto um deles pôde levar uma taça para casa, o outro saiu derrotado e sem chances de se recuperar;

– Sebastian Vettel também começa a acender a luz amarela. Quando teve chances de vencer, apoiado na boa estratégia que tinha, ele falhou. Errando na primeira volta não teve chances de bater Button e ainda foi superado pelo seu companheiro Mark Webber;

– Foi só as equipes se inscreverem no campeonato do ano que vem que Max Mosley ameaçou não mexer em nada do que havia proposto para a próxima temporada. As equipes, claro, também voltaram atrás e agora o presidente da FIA já cede à pressão, permitindo que os times definam como será o próximo campeonato;

– E você? Acha que o campeonato acabou? Responda no www.twitter.com/mvgarcia ou no http://mundoveloz.f1mania.net.

– Até a semana.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.