Por Gustavo Ellero
E neste final de semana teve início a modesta F3 Sul – americana, a etapa de abertura foi no autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Foram duas provas, uma no sábado e outra no domingo, o grid contava também com os pilotos da F3 Light que serviram para dar mais volume na pista.
Bom, em relação a prova em si, não tivemos nenhuma surpresa, pilotos jovens, arrojados, procurando seu espaço no cenário das fórmulas. Aposto que fariam o grande público delirar se o autódromo estivesse cheio, o que não aconteceu, mais uma prova com arquibancadas vazias. No sábado o vencedor foi Fernando Galera e no domingo Leonardo Cordeiro foi o primeiro colocado de ponta a ponta.
Porém, a minha coluna não será para falar da qualidade dos pilotos ou equipes, quero abordar outro fato, uma coisa que me deixou preocupado ao assistir a corrida, a falta de patrocínio, dá para contar nos dedos os carros que saíram com o apoio de empresas. O vencedor da primeira corrida, Fernando Galera, saiu com seu carro todo vermelho sem anúncios, Lucas Cordeiro mesmo esta praticamente sem anúncios.
A categoria F3 já foi muito forte no país, entre grandes pilotos revelados tivemos Bruno Junqueira, Nelson Piquet, Gabriel Forlan, Rubens Barrichelo e Cristian Fitipaldi. Desde que a F3, na Europa, deixou de ser escada para a Fórmula 1 (com a criação a GP2) e também devido o fantasma da crise mundial, o campeonato vem perdendo força ano após ano e não existe nenhum plano da FIA ou da Federação Sul – americana, para tentar reconquistar a força da subdivisão Sul americana. Em 2009 não teremos a participação de pilotos de outras nacionalidades, porém duas etapas serão fora do Brasil, serão elas na Argentina e no Uruguai.
Então, deixo aqui um alerta tanto para as empresas que se interessam por automobilismo quanto para os organizadores e Federações, vamos acordar, pois a “molecada” que está ai é boa. A Band está com os direitos de transmissão e veiculando pela BandSports, caso haja um apelo maior das empresa não tenha duvida que eles colocariam em TV aberta.