Por Gustavo Ellero
Finalmente, a nova edição da antiga Fórmula 2 reestreou nesse final de semana em Valência na Espanha, o canadense Robert Wickens foi o vencedor das duas etapas que ocorreram respectivamente sábado e domingo. O único brasileiro na categoria, Carlos Iaconelli, foi segundo na primeira prova e oitavo na segunda.
Um breve resgate histórico:
A antiga F2 ocorreu entre 1965 e 1985 e surgiu com o intuito de ser a categoria de acesso à F1. Teve entre seus campeões os pilotos Clay Regazzoni e Ronnie Peterson.
Depois de extinta deu lugar a F3000, que consecutivamente perdeu o posto em 2003 para a GP2.
Voltando para 2009:
Em Valência a etapa ocorreu sem muitas emoções, as duas provas não tiveram nada muito diferente, etapas mornas, lógico que é muito cedo para avaliar os pilotos e as equipes que mal tiveram tempo de testar os carros, mas eu ainda estou esperando para ver se o campeonato vai pegar fogo.
O campeonato da F2 teve um início muito turbulento, primeiro quase não consegue fechar seu grid, depois as equipes tiveram cerca de quinze dias para os testes e colocaram a “boiada” na pista. Está se mostrando uma categoria voltada única e exclusivamente para carros e equipes outdoors de empresas, sem o real brilho e importância da antiga e saudosa categoria que foi celeiro de vários campeões.
Como eu já disse é muito cedo para emitir uma opinião sobre como será o resto da temporada, porém sou obrigado a dizer que já não começou bem, espero que os tempos áureos da Fórmula dois voltem e que ela tenha um motivo relevante para ter voltado, porque de categoria “caixa de dinheiro” o mundo já está cheio. A próxima etapa será nos dias 19 e 21 de Junho na Republica Tcheca.
Quem Viver Verá!