Coluna Treino Livre: A estratégia e os carros

Por Sérgio Tarcitano

A temporada 2009 já começou. Na Fórmula Um atual a estratégia é quase tão importante quanto a velocidade na pista, então, a estratégia usada nos testes pré temporada é: Esconder o jogo… Em todos os testes realizados, até agora, não houve um destaque. Cada dia um piloto diferente, de equipe diferente, é o mais rápido. Normal, mas a hora do “vamu vê” está chegando e aí é que vamos saber quem está escondendo o jogo e quem está achando que está escondendo o jogo.

Os testes estão servindo, pelo menos, para irmos conhecendo os novos carros. E vendo os novos modelos me lembrei que nunca vi, em todos os anos que acompanho a F1, um carro feio vencedor. Se o vencedor não pode ser feio resolvi ver quem é o favorito pela beleza. Então…

Mclaren. Visualmente, não aparentou mudanças radicais, foi conservadora, e continua com um dos carros mais bonitos do grid.

Ferrari. Também está no páreo. O carro é bonito. Não deu para reparar se eles tiraram aquele apêndice aerodinâmico disfarçado de retrovisor… Mas o carro é bonito com ou sem ele.

Renault. Ficou show. Muito bonito. Em minha opinião, o mais bonito. Não só pelas cores, o carro foi muito bem desenhado. Embora tenha a traseira muito parecida com o primeiro carro da equipe Fittipaldi F1, o FD 01 (faz tempo isso…).

Williams e Brawn estão com carros meio burocráticos, certinhos, “feijão com arroz”. Bonitos, mas dentro da normalidade.

Toyota, Force Índia e RBR também não apresentaram muito coisa. Carros “bonitinhos” sem muitas novidades, até se parecem um pouco.

BMW. Não vou dizer que é feio, talvez o menos bonito, principalmente por causa daquela asa dianteira que parece com as asas do 14 Bis, o avião criado por Santos Dummont em 1906. Com esse bico não ganha não…



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.