Por Carlos Garcia
– A situação de Felipe Massa é uma das mais difíceis já enfrentadas por um piloto em decisão de um mundial. Não bastasse a ingrata desvantagem de 7 pontos para seu principal rival Lewis Hamilton, que o obriga a vencer e torcer para que ele chegue pelo menos em 6º mesmo tendo o melhor carro, ele ainda tem de fazer isso correndo em casa.
– Mas não era para ser uma vantagem decidir em casa? Sim, claro que sim, mas vivemos no Brasil uma situação meio diferente de outras enfrentadas. Mesmo que Felipe só ganhasse o campeonato caso Hamilton precisasse chegar em último (em algum critério improvável, maluco e hipotético) a mídia brasileira faria o barulho que ouviremos nos próximos dias.
– Ainda vivemos sob a sombra da necessidade de que um piloto substitua Ayrton Senna no tão falado “coração dos brasileiros” e isso falsamente será alcançado quando alguém conquistar um título mundial. Pior para Massa que, em uma situação tão injusta, pela primeira vez um brasileiro decida um campeonato em casa.
– É preciso ter muito preparo psicológico para enfrentar uma torcida enlouquecida que tem certeza que verá Massa campeão no próximo dia 2. É preciso que ele não se sinta derrotado caso vença e Hamilton mesmo assim saia de Interlagos com o primeiro título da precoce carreira.
– Tudo isso porque Massa pode não ser o melhor piloto da atualidade, pode não ser o melhor piloto do mundo e muito menos o melhor brasileiro da história, coisas que ele realmente não é, mas caso mantenha o nível de pilotagem que apresentou após a terceira prova do ano é possível sim que ele brigue mais uma vez para ser campeão do mundo em 2009.
– Você que vai a Interlagos também, acredite no seu piloto, mas saiba que a situação dele é completamente desfavorável e o mais comum é que ele não seja campeão, ou seja, não será momento para críticas.
E mais…
– Impressionante como andou Hamilton em Xangai. E não parece ter sido simplesmente o carro, afinal de contas seu companheiro de equipe foi superado até por Fernando Alonso enquanto esteve na pista. Já Massa se deixou abater pela dificuldade em encontrar um bom acerto para sua Ferrari;
– Em contrapartida é difícil ainda analisar que Hamilton esteja assim tão cauteloso como se diz. Vale lembrar que ele não foi pressionando em momento nenhum na China, e é nesses momentos que ele “fraqueja”;
– Fernando Alonso declarou que, com o carro que tem atualmente nas mãos, brigaria pelo título. Com tantos erros de Lewis, de Massa, da Ferrari e até BMW eu tenho certeza que ele está certo do que diz;
– As últimas reuniões da cúpula da Fórmula-1 pensam em soluções para enfrentar a crise. Uma coisa é fato, em alguns anos a Fórmula-1 sofrerá mais uma de suas revoluções. E é sempre difícil imaginar pra onde sei vai;