Por Sérgio Tarcitano
Kimi Raikkonen continua a afirmar que está motivado e se inclui na briga pelo título. Stefano Domenicali, chefe da equipe Ferrari, e mais recentemente Luca di Montezemolo, estão reforçando este coro.
Em que o “homem de gelo” está se apoiando para fazer tais afirmações, se após 12 etapas realizadas este ano ele é apenas o terceiro colocado, 13 pontos atrás do líder, Lewis Hamilton, além de estar a 7 pontos de seu companheiro de equipe, Felipe Massa, tendo conquistado apenas duas vitórias, contra 4 de Massa e 4 de Hamilton?
A resposta é simples. O finlandês está se apoiando em sua própria experiência no ano passado. Em 2007, após 12 etapas, Kimi era o 4º colocado no campeonato, 16 pontos atrás do líder, também Lewis Hamilton. E todos se lembram o que aconteceu… Ele marcou 42 pontos em 50 possíveis, contra 25 de Massa e 25 de Hamilton, e ficou com o título.
Resolvi, então, fazer o seguinte: Peguei a pontuação atual, após 12 etapas, e somei a pontuação conseguida, no ano passado, nas etapas que faltam. Para corrigir algumas incorreções, atribuí os pontos conseguidos por Alonso, então na Mclaren, para Kovalainen. E inverti a posição de chegada, entra Massa e Raikkonen, no GP Brasil (justíssimo né?). Lembrando sempre que este ano temos um GP a mais, o de Singapura, que eu não computei. E vamos ao resultado final…
1º Kimi Raikkonen 97 pontos
2º Lewis Hamilton 95 pontos
3º Felipe Massa 91 pontos
E aí? Vocês acham que Raikkonen está ou não na briga do campeonato?