Coluna Piloto X: Existe felicidade?

Por Sandro Mendes

Existe felicidade incondicional, total e irrestrita? Aos 39 anos de vida muito bem vividos, repletos de altos e baixos, posso dizer com convicção que a felicidade absoluta não existe, pelo menos neste mundo. O que existe são momentos felizes, intermediados pelas dores do dia a dia.

Aos 18 anos de idade eu não pensava assim. Achava que a felicidade chamava-se dinheiro. Então houve uma época em que eu tinha dinheiro à vontade, carros importados e belas residências.

Na condição de diretor de marketing de uma empresa de petróleo, viajava sempre de avião e tive a oportunidade de conhecer os quatro cantos da Europa, entre outros.

Mas faltava a tal felicidade incondicional, total e irrestrita. Havia uma ansiedade absurda dentro de mim e cacei a felicidade absoluta em tudo o que o dinheiro pode comprar. Mas não a encontrei.

Houve, sim, momentos felizes, porém passageiros, como tudo na vida. E houve momentos difíceis. Na época, estava constantemente em São Paulo e era obrigado a enfrentar o terrível trânsito que sufoca o paulistano. Outro problema era o casamento em crise, a carga de trabalho pesada, a falta de tempo etc etc etc.

De vez em quando, eu ia correr no Kart In Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, para acelerar e tentar ultrapassar o stress e os problemas.

Hoje minha vida é completamente diferente. Vivo em uma pequena cidade do Sul de Minas. Moro a quatro quarteirões do trabalho. Vou e volto a pé com minha atual mulher, que trabalha comigo.

Ganho muito menos dinheiro, mas também gasto muito menos. Se por acaso estou sem grana, compro fiado em qualquer lugar. Nas cidades pequenas isso é normal. Todo mundo conhece todo mundo. A gente tropeça nos incontáveis amigos que se encontra diariamente pelas ruas.

Para ir trabalhar, passo por um parque e depois pela praça central da cidade, os quais me dão uma sensação de paz, segurança e bem-estar. E eu caminho sem pressa, porque não há necessidade de tê-la. Nos fins de semana, o churrasco e a cerveja com os amigos são de praxe.

Existe felicidade incondicional, total e irrestrita? Hoje eu sei que não. Existem momentos felizes e a vidinha do interior é repleta deles. Para que a correria das grandes cidades, se o fim da estrada é o fim de tudo?

Um abraço do Piloto X. Paz.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.