Por Carlos Garcia
– Nos últimos três anos o Grande Prêmio do Brasil tornou-se notável por decidir os mundiais. Em 2005, Fernando Alonso chegou em terceiro lugar e levantou a taça, conquistada também em 2006, no mesmo palco. Em sua primeira conquista a prova não era a última do ano, na segunda sim. Ano passado, mais uma vez, a prova brasileira elegeu um campeão do mundo, Kimi Raikkonen, em decisão onde três pilotos poderiam levantar a taça, além de Kimi, o próprio Fernando e o novato Lewis Hamilton.
– No domingo à noite uma festa especial de encerramento da temporada promovida pela Red Bull agitou o bairro da Vila Leopodina. Estive presente e tive a honra de estar perto de Kimi Raikkonen quando ele decidiu servir todos os presentes com taças de champagne, e claro, peguei a minha. A “Red Bull End of Season Party” mostrou como as pessoas gostam do Brasil quando precisam de uma boa festa.
– Em 2009, a comemoração será em Abu Dhabi, a capital emergente do Oriente Médio. Não é um assunto exatamente novo, mas me chamou atenção com a decisão de se encerrar a temporada por lá, o quanto os investidores estão virando os olhos – e os bolsos – para aquela riquíssima região do planeta.
– Já temos a Malásia, há algum tempo no calendário, Bahrein de contrato renovado até 2016, Cingapura estreando no calendário e até a exótica Turquia rumando para sua quinta prova na belíssima pista de Istambul.
– Politicamente mesmo os países mais tranqüilos, como os citados acima, estão sujeitos a situações de tensão esporadicamente, mas os famosos petrodólares estão trazendo os olhos do esporte para lá. Jogos de futebol são grandes exemplos também, afinal uma empresa árabe hoje detém os direitos de comercialização de dez jogos do Brasil e mais dez da Argentina todos os anos.
– Contraditório é pensar que os Estados Unidos, por mais que seu povo não aprecie tanto a Fórmula-1, está completamente sem espaço no calendário da principal categoria do esporte a motor mundial, com direito a pedidos de Joe Chitwood, administrador de Indianápolis, para que os bólidos de Ferrari, McLaren e cia. voltem para lá.
– Vem mais por aí, afinal a Coréia do Sul e a Índia também estão na lista, e isso não significa exatamente que outros mercados ficaram para trás. A Europa perdeu um pouco de seu charme, pois seus circuitos estão um pouco ultrapassados, embora o filé ainda esteja lá. O Japão continua firme e forte na área com Suzuka e Fuji. A Austrália vive um risco iminente de perder seu GP, bem como Montreal que, às vezes, vive situação de risco. A América do Sul segue bem com o GP do Brasil, mesmo sem encerrar a temporada.
– Quem lucra com isso é Hermann Tilke, desenhista das mais novas pistas da Fórmula-1, e quem gosta de seus traçados. Eu, particularmente, gosto.
E mais…
– Nada mudou: Magny-Cours continua na Fórmula-1, as mantas térmicas também… Espero que os pneus com ranhuras não permaneçam;
– A sugestão da FIA para que empresas do ramo ingressem na F-2, que promete ser uma importante categoria de acesso á Fórmula-1, é mais um capítulo da guerra não aberta entre Max Mosley e Bernie Ecclestone pelo controle da F-1. Vale lembrar que a intenção da FIA é nada mais que desbancar a GP2 Series, de Bernie e Flavio Briatore;
– Parabéns a José Helio, brasileiro tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, competindo contra Cyril Després, Marc Coma, entre outros. Só fera. Em rally, o fato de o piloto correr em casa não significa uma vantagem muito grande e sua vitória aconteceu devido à sua competência;
– Na Indy até que enfim aconteceu. Depois de abandonar a primeira etapa por culpa de Ernesto Viso, abandonar as 500 milhas por culpa de Marco Andretti e de errar na última etapa, Tony Kanaan conquistou sua primeira vitória em 2008. Culpa de uma prova caótica, onde ele, ironicamente, se manteve ileso;
– É com imenso prazer que a coluna “Mundo Veloz” em breve estará se transformando em uma sessão dentro do “F1 Mania”. Há mais de um ano tenho o bem sucedido blog, que agora estará hospedado neste que é um dos mais bem sucedidos sites de automobilismo do Brasil.
http://mundoveloz.f1mania.net
[email protected]