Por Ayrton Piquetoso
O Sul de Minas é uma região maravilhosa para jipear (passear de jipe), principalmente pelas montanhas de São Thomé das Letras e Carrancas.
Mas se por um lado a região tem trilhas com cachoeiras, grutas e paisagens maravilhosas, no inverno o frio aqui é de lascar. De madrugada, o galo não canta. Ele tosse e espirra. É frio demais.
Mas alguns amigos meus gostam do inverno rigoroso. Confesso que não entendo esse gostar. Como é que pode alguém gostar do inverno? Desse nariz entupido, dessa tosse constante, dessa dor de ouvido, dessa gripe irritante? Como é que pode alguém gostar do inverno? Dessa neblina na estrada, desse jipe falhando, dessa orelha gelada? Como é que pode alguém gostar do inverno? Dessa garganta doendo, dessa cabeça estourando, desse nariz escorrendo? Meu Deus, como é que pode alguém gostar do inverno? Desse quentão de segunda, desse bichinho do ran, ran, dessa injeção na b#&*@?
Pergunto de novo: alguém gosta mesmo do inverno? Desses óculos embaçados, dessa manteiga dura, desse banho gelado? Dessa coberta mofada, desse xixi constante, dessa privada gelada?
Insisto na pergunta, porque para mim é incompreensível. Como é que pode alguém gostar do inverno? Dessas roupas pesadas, desse peito chiando, dessa boca rachada?
Por mais que eu pense, não encontro respostas que me convençam. Inverno rima com inferno. A diferença é que o inferno é quente. Então é melhor. Inverno rima com pneumonia, alergia, monotonia. Rima com bronquite, rinite, sinusite. Rima com solidão, depressão. Rima com asma, reumatismo e chuveiro queimado. Inverno rima com desconforto. O inverno é doído, é enxerido.
Só consigo pensar em duas explicações para os amantes do inverno: ou são masoquistas ou estão pagando promessa. Que me convençam do contrário.
AUTO FRASE: “Juan Pablo Montoya já esteve tão gordo que, para facilitar, não pesava mais em quilos. Pesava em arrobas” (Ayrton Piquetoso).
QUIZTRANHO
1) Após o término de cada corrida na Fórmula 1, o protocolo diz que deve ser tocado:
a) O Funk da Cachorra b) Atirei o Pau no Gato c) Sabão Crá Crá d) O Hino Nacional do país do piloto vencedor
2) Utilizada por David Coulthard durante as corridas:
a) Joelheira b) Caneleira c) Dedeleira d) Unheleira
3) Frase do narrador Galvão Bueno:
a) Na Hungria, quando tem nuvem assim no céu, é sinal que vai chover. Ou não b) Na Hungria, quando tem nuvem assim no céu, é sinal que vai chover c) Na Hungria, quando tem nuvem assim no céu, é sinal que vai chover chuva d) Na Hungria, quando tem nuvem assim no céu, é sinal que vai chover e a chuva vem em gotas
4) Jornal italiano:
a) La Gazzeta dello Sport b) A Parafuseta do Escort c) A Marieta de Short d) A Lambreta do Norte
5) Jornal especializado em esporte:
a) Dance b) Avance c) Lance d) Relance
Respostas: 1d, 2a , 3b, 4a, 5c
AUTO FRASE: “Jipe novo traz a despesa de um filho recém-nascido. Jipe velho traz a despesa de uma mulher com dez filhos” (Ayrton Piquetoso).
REPERCUSSÃO MUNDIAL SOBRE A COLUNA DO AYRTON PIQUETOSO
Inferno: “Capeta diz que inferno é perder uma edição da Coluna do Ayrton Piquetoso” (manchete publicada no jornal “Chifres e Rabos Post”).