QRX 2008: Hyundai Tucson GLS 4WD

Por Carlos Garcia

– Todo mundo que trabalha cobrindo ou simplesmente comentando automobilismo é tido por todo mundo como um piloto frustrado. Vem daí muitas vezes a nossa capacidade de criticar ferozmente alguns profissionais sem a menor dó. Tudo isso porque não sabemos como é estar em um autódromo de verdade acelerando um carro de verdade.

– Dirigi três carros e literalmente pilotei um deles e agora divido um pouco da minha experiência com os leitores do F1 Mania, algumas, pois muitas delas são inenarráveis.

– A primeira experiência foi com uma “Hyundai Tucson GLS 4WD”, um veículo grande e automático com um motor 2.7 com um leve bloco de alumínio e belo torque. Um bom carro para se fazer um reconhecimento de traçado. Na primeira volta o instrutor já me avisou que com aquele carro não poderíamos passar dos 100 Km/h nas retas, uma maravilha para quem sempre teve vontade de fazer o que eu estava fazendo.

– Na segunda volta um leve susto. Entrei um pouco pesado demais no “S do Senna” – quem diria que eu narraria uma experiência dessas – e foi preciso um leve toque no freio que, claro, fez o carro balançar. Com uma leve risada o instrutor me pediu para não frear na curva, pois o carro tem controle de tração – sim, o mesmo que foi banido da Fórmula 1.

– O que eu fiz então na terceira volta foi a mesma coisa, entrar um pouco cheio para sentir o comportamento do “TC”. Impressionante… A única coisa que ele não faz é corrigir a minha rota, mas a compensação da aceleração e a forma como ele a distribui independentemente entre as rodas pode ser sentida quando o carro recupera a estabilidade em plena curva.

– Resumindo é um belo carro, exageradamente confortável e com uma ergonomia bem ajustada para pessoas de diversos tamanhos. E assim eu debutei no circuito de Interlagos.

Maiores informações no website oficial do evento Quatro Rodas Experience 2008: www.qrx.com.br



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.