Por Victor D. Berto
A brincadeira começa de forma muito mais divertida quando você depara-se com Danilo Dirani sendo seu instrutor. O teste promovido pela Bosch é feito para você comparar a eficiência entre os freios tradicionais e os ABS, tudo isso à bordo de um Fiat Punto.
São dois testes: o primeiro deles você a 40 km/h precisa desviar de um obstáculo à sua frente freando, em cima de uma superfície de lona molhada; no segundo você fica com meio carro em cima da lona molhada e a outra metade no asfalto e necessita frear.
Inicialmente, Dirani testou por duas vezes em cada teste com freios ABS, incrivelmente eficientes. Daí é chegada a sua vez. Com freios ABS, você novamente comprova que a eficiência não é por conta do piloto, mas sim devido ao sistema.
Após testar uma vez em cada pista utilizando os freios ABS, o instrutor desativa num “switch” os ABS e você parte para os dois testes finais.
O resultado final é o mesmo. Ao triscar no pedal do freio o carro parece estar em cima do gelo! O carro roda em 180°, sem chance de controlá-lo.
É divertido, mas pensando que isto poderia acontecer no trânsito e nesta hora você provavelmente estaria em baixo de um caminhão, é lamentável que os carros ainda não saiam de linha com freios ABS.
Maiores informações no website oficial do evento Quatro Rodas Experience 2008: www.qrx.com.br