Coluna Pole Position: 7 anos da primeira vez

Por Thiago Alves

30 de Julho de 2000. Tinha tudo para ser um domingo comum. Tinha.

Após 7 anos, a tema da vitória reapareceu na televisão brasileira, com a sensacional vitória de Rubens Barrichello no GP da Alemanha.

Sua vitória foi extremamente dramática. Largando em 18º, ninguém acreditava em uma vitória do brasileiro. Mas, Rubinho foi ultrapassando um a um os outros pilotos, contou com a invasão de pista de um ex funcionário da Mercedes e ainda sustentou seu carro na pista molhada com pneus de pista seca. Uma vitória épica.

Em casa, foi uma festa. Abracei meu pai, liguei para um amigo fã de corridas, liguei para outros que sempre caçoaram de mim, por torcer para o Rubinho, coloquei o volume da TV no máximo para ouvir a musiquinha e quase chorei também.

Rubinho sempre foi um piloto injustiçado no Brasil. Após a morte de Ayrton Senna, ficou com a responsabilidade de levar a bandeira nacional para as vitórias. Mas muita gente se esqueceu que Rubinho pilotava carros pequenos, e seus resultados não eram expressivos para o torcedor, que só aceita um resultado: o primeiro lugar. Com isso, Barrichello ganhou o apelido de “Pé de Chinelo”, e sempre foi duramente criticado como um piloto ruim. Mesmo com nove vitórias e dois vice-campeonatos no currículo.

Ao meu ver, Rubens foi infeliz em várias declarações dadas a imprensa, e teve um tremendo azar em pilotar o melhor carro quando o melhor piloto estava na mesma equipe, que obteve 5 títulos mundiais.

Sempre considerei Rubinho um bom piloto. Não um gênio, como Schumacher, Senna, Fangio, mas um piloto competitivo, que tem tudo para entrar na história da F1 como o recordista de grandes prêmios disputados.

Mas duvido que alguém comemore esse fato, e aposto que vão falar: “Correu tanto e não ganhou nada!”.

Brasileiros e esse mal de não ver outros resultados. Será que Rubinho é ruim mesmo? Não acredito que alguém que ficará 15 anos na categoria máxima do automobilismo mundial, sem ter que pagar para correr, com 9 vitórias, 2 vice campeonatos e 6 anos de Ferrari possa ser ruim.

Será que estou errado?



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.