Coluna Speedway: A decisão será aqui!

Por Fernando Santilli

Como diria Galvão Bueno: “Bem Amigos da Rede Globo”, pela primeira vez um campeonato de Fórmula 1 será decidido em Interlagos.

Em 2005, o Brasil receberá o 34º Grande Prêmio de Fórmula 1, a ser realizado neste fim de semana em Interlagos, em São Paulo, e pela primeira vez o campeonato de mundial de pilotos tem 90% de chances de ser decidido em terras tupiniquins.

Nem Schumacher, nem Montoya, nenhum Williams, tão pouco Barrichello. O campeonato está praticamente ganho pelo jovem espanhol Fernando Alonso, da Renault.

Após seis vitórias logo no início do campeonato, Alonso não fez mais nada desde então a não ser marcar pontos e subir no pódio nas ocasiões que eram possíveis.

Nesse tempo, a McLaren de Kimi Raikkonen começou evoluir, e diferente da flecha de prata do ano passado que não assustava nem passarinho, o carro deste ano, apesar de ter vários problemas em seu propulsor, se mostrou ser “o carro” da temporada 2005.

Com um carro competitivo, Raikkonen vem mostrando que tem totais condições de ser o próximo finlandes a ser campeão de Fórmula 1, após Mika Hakkinen. Afinal, um país desse, tão longe, vem nos últimos anos ganhando destaque nesta competição do automobilismo mundial.

Alonso vem sendo mero coadjuvante neste campeonato, Kimi vem mostrando a cada corrida que o carro da McLaren sobra nas pistas, a flecha de prata vem voando, fazendo poles e ganhando corridas, e nem as tradicionais Ferrari e Williams apontaram ser rivais para a McLaren de Kimi Raikkonen.

A única equipe com chances de bater o carro prata da McLaren é a Renault, porém em condições especiais, vamos dizer assim. Com um início de temporada arrasadora a Renault caiu de produção, e nem mesmo consegue andar junto a McLaren atualmente, talvez só consiga acompanhá-la de longe, mas só. E com o melhor carro nas mãos Kimi vem tirando a diferença para Alonso corrida após corrida. Mas parece que todo esforço do Iceman não tem efeito, afinal, Alonso tem 25 pontos a mais que Kimi, ou seja, chances reais de virar o jogo Raikkonen têm caso, na corrida de domingo aconteça alguma quebra no carro de Alonso, ou ele não pontue, o que é muito improvável, mas não impossível.

E restando apenas 30 pontos em jogo até o final do campeonato, é quase certo que em Interlagos tenhamos a festa do espanhol comemorando seu primeiro título mundial na Fórmula 1. Alonso que começou em 2001 sua carreira pela Minardi, e transferiu-se para a Renault há 3 temporadas se tornará no domingo, caso confirme o título, o piloto mais jovem da história da F1 a conquistar um mundial de pilotos.

E Raikkonen, mais uma vez como em 2003 terá que se contentar com o vice-campeonato, como ocorreu no passado quando Schumacher sagrou-se campeão em cima do Iceman. Será que Raikkonen será o eterno rei do vice? Chega, chega, mas na hora “H” não ganha nada?

Confesso que estou torcendo por Kimi Raikkonen, após um ano de 2004 trágico para a McLaren, e todos os problemas que a equipe vem tendo com os motores deste ano, conseguir virar o jogo para Raikkonen e levar o caneco de campeão seria mais do que merecido. Depois de tantas quebras de motores nas classificações e nas corridas deste ano, o Iceman não se descongelou e conseguiu animo e perseverança para disputar pra valer contra Alonso o título.

No entanto, para ele conseguir esse feito, só acontecendo algo com o carro de Alonso para não marcar pontos em Interlagos, o que é muito difícil de acontecer. Estou indo para Interlagos assistir a provável vitória de Kimi na corrida, mas levando o caneco sendo mesmo é o Alonso. Se isso vai acontecer de fato, ou não, saberemos logo depois do fim da corrida.

Outro atrativo desta corrida é a participação de Antonio Pizzonia pela Williams. Depois da época Senna-McLaren/Piquet-Williams, somente agora veremos novamente dois brasileiros em equipes de ponta a correr em Interlagos. Pizzonia pelo time inglês, e Barrichello que fará sua última corrida pela Ferrari em Interlagos, já que ano que vem o piloto guiará um dos carros da BAR.

Boa sorte aos brasileiros, é difícil conseguirem chegar ao pódio, mas serei mais um brasileiro torcendo por eles do autódromo de Interlagos, quem sabe neste ano não aconteça um milagre e algum desses pilotos brasileiros não ganhe a corrida? Muito difícil, assim como o título ser conquistado por Raikkonen, mas, impossível, não.

Boa corrida a todos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.